Leia também:
X Câmara debate venda direta do etanol para baratear preços

Veja as melhores dicas para as compras na Black Friday 2018

Este ano, a sexta-feira das grandes promoções acontece no dia 23 de novembro

Mayara Macedo - 05/11/2018 16h24 | atualizado em 05/11/2018 17h22

Dicas para fazer boas compras na Black Friday Foto: Rovena Rosa/ Agência Brasil

A Black Friday 2018 acontece no dia 23 de novembro, mas o consumidor já precisa ficar atento, pois as promoções começam dias antes da sexta-feira mais esperada do ano. Nesse período, a expectativa para compras é enorme. Para este ano, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) prevê um crescimento de 16% nas vendas, em relação a 2017. Para ela, os produtos mais procurados serão celulares e eletrônicos em geral.

Para poder se planejar financeiramente e programar as melhores lojas para efetuar as compras, o Pleno.News listou algumas dicas para os leitores:

1. Para começar, faça um planejamento financeiro. Defina um limite de gastos, as prioridades e melhores formas de pagamento. Isso evitará que você faça dívidas ou comprometa a renda de casa com os produtos adquiridos.

2. Faça uma lista com os itens que deseja comprar na Black Friday e desde já monitore as oscilações de preços em sites diferentes. Comparar as lojas também é válido, e evita que o cliente tenha problemas com fornecedores.

3. Como a Black Friday é um evento anual de grandes proporções, a procura por todo tipo de produto cresce muito, e igualmente, a demanda. Pode ser que as lojas não consigam entregar os pedidos nos prazos normais, e por isso, eles se prolonguem. Portanto, é preciso planejar a data da compra e contar com atrasos, principalmente se deseja receber a peça antes das festas de fim de ano.

4. Sempre pesquise sobre a loja onde vai adquirir a mercadoria. Vale olhar em sites de reclamações, procurar feedback de outros consumidores, e até mesmo no Procon. Quanto mais informação tiver sobre a empresa, mas segura será a compra.

5. Em compras online, fique alerta sobre as formas de pagamento. Geralmente o freguês usa o cartão de crédito por conta das parcelas e também porque em caso de fraude, consegue estorno. No boleto, não há como pedir o dinheiro investido de volta. Além disso, é fácil direcionar os pagamentos para contas fraudulentas. É preciso desconfiar se essa for a única forma de pagamento.

6. Órgãos de defesa do consumidor costumam listar sites não recomendados para comprar, seja por fraudes ou alto índice de reclamações. A listagem completa encontra-se no site do Procon – SP.

7. Sempre observe se o valor que consta na hora do pagamento é o mesmo que está sendo anunciado. Pode acontecer que o sistema não atualize a diminuição do valores. Ah, sempre revise os dados pessoais preenchidos nas compras feitas pela internet.

Leia também1 Cinco dicas para quem quer comprar imóvel na planta
2 Saiba como evitar roubos e furtos de celulares
3 Dólar em baixa: Siga 10 dicas para aproveitar o momento

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.