Leia também:
X Empresa abre 500 vagas entre vendas e administração

Vale a pena pagar IPVA e IPTU em cota única?

Descontos variam de acordo com o estado e podem chegar a 10%

Camille Dornelles - 13/01/2020 14h30 | atualizado em 13/01/2020 14h31

Pagamento de impostos anuais pode ser feito em cota única Foto: USP Imagens/Marcos Santos

O pagamento com desconto dos impostos IPVA e IPTU ainda está disponível para a maioria brasileiros. Mas para quem possui a possibilidade de quitar o imposto em cota única surge a dúvida se realmente vale a pena.

No caso do IPVA, cada estado estipula o desconto que dará, respeitando a variação da alíquota entre 2% e 4%. Ele é somado a outros descontos para chegar ao valor final. Na Bahia e Amazonas, o desconto é de 10%. Em alguns estados, como o Distrito Federal, a diminuição do preço é de 5%, o que não parece tão vantajoso.

Antes de decidir, o consumidor deve pensar nos outros gastos que tem no início do ano, como matrículas, material escolar, dívidas do fim de ano, etc. A primeira dica dos economistas é que não vale a pena se endividar para aproveitar a cota única. Fora isso, o economista Ronalde Lins defende que vale a pena pagar a cota única mesmo com descontos baixos.

Isso porque, segundo ele, o desconto sempre é vantajoso quando fica acima da arrecadação de investimentos. Já o Mário Vasconcellos discorda. Em entrevista ao portal A Gazeta, ele afirmou que 5% é uma diminuição pequena demais. Só vale a pena quitar à vista por comodidade, se o consumidor for desorganizado e não quiser se preocupar com a conta todo mês.

Lins deu outra dica: se planejar no ano anterior e guardar um dinheiro em investimento para pagar os impostos anuais. Assim, é possível pagar a cota única, receber o desconto e ainda lucrar.

Leia também1 Após decisão, seguradora vai devolver DPVAT pago a mais
2 DPVAT deve ser pago com custos de 2019, diz seguradora
3 Para ter desconto ao comprar carro, grupo fingia deficiência

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.