Senado convida cúpula da Petrobras para explicar distribuição de dividendos
Convite foi aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos da Casa
Pleno.News - 08/03/2022 16h04 | atualizado em 08/03/2022 16h56

Nesta terça-feira (8), a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou convites para que a cúpula da Petrobras compareça à Casa e explique a distribuição de dividendos por parte da empresa. Em 2021, distribuiu R$ 101,4 bilhões aos acionistas, enquanto o lucro da empresa chegou a R$ 106,7 bilhões.
Foram convidados Joaquim Silva e Luna, presidente da Petrobras; Rodolfo Landim, indicado pelo governo para presidir o conselho de administração; Rodrigo Araujo Alves, diretor executivo Financeiro e de Relacionamento com Investidores; e Rosangela Buzanelli Torres, conselheira representante dos trabalhadores da empresa.
O requerimento foi apresentado à comissão pelo senador Jean Paul Prates (PT-RN). Para ele, é preciso entender o motivo de a empresa ter distribuído mais de 90% de seu lucro a acionistas.
– O importante realmente é a vinda do presidente da Petrobras para nos explicar como é que funciona a lógica de distribuir mais de 90% dos dividendos bastante significativos da Petrobras aos acionistas, em detrimento de reinvestimentos, e também explicar um pouco a taxa do Ebitda [lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização], de retorno da empresa Petrobras, que está muito acima das congêneres empresas de petróleo (…) internacionais nesta época – ressaltou.
Leia também1 Governo avalia dar subsídio para evitar alta da gasolina e do diesel
2 Bolsonaro reclama de preço da gasolina e cobra Petrobras
3 Lula garante que irá 'abrasileirar o preço da gasolina'
4 Lula defende estatização de empresas "estratégicas"
5 Relator petista do Senado rejeita redução de tributos sobre diesel e GLP