Saiba como evitar cair em fraudes online da Black Friday
Promoções vantajosas podem esconder links maliciosos
Gabriela Doria - 26/10/2017 18h16 | atualizado em 24/11/2017 18h15
Desde que chegou ao Brasil, a Black Friday se tornou uma das datas mais aguardadas pelos consumidores que buscam boas promoções. Embora as ofertas pareçam atraentes, a data também registra grandes reclamações sobre fraudes. O perigo é ainda maior se você for aproveitar as ofertas do conforto de casa, através do comércio eletrônico. De olho nisso, o Pleno.News separou algumas dicas dadas pela plataforma de segurança SafetyPay para você ficar de olho na hora das compras. Confira!
Antivírus atualizado: Manter o antivírus em dia é fundamental para detectar possíveis fraudes e link maliciosos. É recomendado que se use apenas computadores pessoais e redes wi-fi conhecidas.
Não clique em links desconhecidos: Muitas vezes, links suspeitos servem para roubar dados pessoais dos computadores ou instalar vírus nos aparelhos. Os endereços maliciosos podem vir, inclusive, por email supostamente enviados por grandes redes de lojas.
Confira a reputação da empresa: Através de uma busca simples, é possível descobrir o CNPJ, a razão social, o telefone e o endereço de uma empresa. Estas são informações que ajudam a comprovar a boa-fé dos comerciantes eletrônicos.
Procure por reclamações: Há vários sites em que você pode consultar se uma determinada empresa é alvo de reclamação de outros clientes. Outro local importante para checar são os comentários nas redes sociais da empresa.
Segurança da página: Páginas seguras possuem certificados digitais facilmente identificáveis. Uma das formas de saber, é verificar se o início do endereço começa com “HTTPS://”. Outra maneira também, é procurar pelo símbolo de um cadeado na barra de endereço da página.
SAC: O Serviço de Atendimento ao Consumidor é o que vai garantir que você terá um canal em que possa fazer reclamações. Sites que não possuem SAC são suspeitos.
Peça a nota fiscal: É a forma que o consumidor tem para saber quem vendeu o produto e quando foi feita a transação. A nota fiscal também dá garantia sobre o produto, discrimina o modelo, a marca e o número de série, que são dados fundamentais caso o consumidor precise acionar órgãos de defesa.
Cuidado com o cartão de crédito: Cartões de crédito são os campeões em fraudes online. Para ter certeza que não será uma vítima, coloque os dados de seu cartão somente em sites com certificados de segurança.
Certifique-se do pós-compra: Busque saber como o vendedor receberá o pagamento e quem será o responsável por enviar o produto para você.
Evite se endividar: Embora o período seja favorável para as compras, o ideal é que os pagamentos sejam realizados à vista. Assim, você gasta somente o que realmente tem disponível e ainda pode ganhar descontos.
Siga as dicas e boas compras!
LEIA TAMBÉM
+ Uber lança cartão de crédito sem anuidade nos EUA
+ RJ: Multidão se aglomera antes de promoção de supermercado
+ Sobe inadimplência do cartão de crédito para quase 40%