Leia também:
X Amazon passa a vender produtos de Casa e Cozinha

Receita Federal alerta para golpe por correspondência

Fraudadores pedem que contribuinte regularize dados bancários através de endereço na internet

Gabriela Doria - 17/11/2017 17h45 | atualizado em 17/11/2017 17h48

Diferentemente do que tem acontecido, o novo golpe que está sendo aplicado vem por correspondência – e não pela internet, como já de costume. Agora, uma suposta carta da Receita Federal chega ao endereço do contribuinte com o título de “Intimação para regularização de dados cadastrais”. Nela, os golpistas pedem que a pessoa atualize seus dados bancários através do endereço virtual descrito na carta.

Correspondência fraudulenta sugere que contribuinte atualize os dados cadastrai através de um endereço eletrônico malicioso Foto: Reprodução Receita Federal

Em comunicado oficial, a Receita Federal afirma que se trata de um golpe e que a correspondência não foi enviada pelo órgão. A orientação é que, caso receba a carta, o contribuinte a destrua e jamais entre no link informado.

A Receita Federal alerta ainda para que as pessoas cadastradas junto ao fisco fiquem atentas para os endereços eletrônicos oficiais. Caso seja necessário atualizar algum dado, é preciso ir ao site oficial do órgão, que é o http://idg.receita.fazenda.gov.br/. Já em casos de fornecimento de dados bancários, o contribuinte pode fazer por meio da Declaração do Imposto de Renda, quando informa os dados para que seja debitada a restituição do IR. Esses dados podem ser atualizados através do Extrato da Dirpf no Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal.

Se o contribuinte não puder fazer a mudança desses dados de forma virtual, ele deve procurar o Centro de Atendimento ao Contribuinte nas Unidades da Receita Federal.

LEIA TAMBÉM
+ Black Friday: Procon lista 518 sites para você ficar longe
+ Projeto de lei pode colocar fim ao telemarketing abusivo
+ Falso WhatsApp foi baixado mais de 1 milhão de vezes

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.