Leia também:
X Caixa inicia nova etapa de saques do FGTS nesta sexta

Receita Federal alerta para golpe de doação a paróquia

Golpistas usam nome de instituição para conseguir dinheiro

Gabriela Doria - 18/10/2019 16h41 | atualizado em 18/10/2019 20h01

Receita alerta para golpe em nome de paróquia Foto: Agência Brasil

A Receita Federal alertou nesta sexta-feira (18) sobre um golpe envolvendo mercadorias apreendidas. Os golpistas se passam de agentes da instituição para oferecer os produtos como doação, desde que a vítima arque com os custos de alimentação e viagem dos motoristas.

O golpe foi denunciado por um representante de uma paróquia do interior do estado de São Paulo que procurou a Delegacia da Receita Federal em Presidente Prudente (558 km de SP).

Segundo o representante, um padre recebeu o contato de uma pessoa vinda de Santa Catarina, dizendo ser delegado de Alfândega da Receita Federal. O falso agente dizia ter efetuado grande apreensão de mercadorias, que seriam destinadas à paróquia se a igreja arcasse com os custos de alimentação dos motoristas dos caminhões e o combustível da viagem. O valor sairia entre R$ 5 mil e R$ 6 mil.

Ainda de acordo com o denunciante, durante o contato com a paróquia, o golpista enviou fotos das mercadorias, por meio do WhatsApp. Entre os produtos estavam geladeiras, ar-condicionado, instrumentos musicais, brinquedos e perfumes. Algumas imagens continham o logotipo da Receita Federal.

A Receita Federal afirma que não realiza contato ou qualquer tipo de doação fora de processos administrativos e não autoriza qualquer outra empresa ou pessoa a atuar em seu nome.

As mercadorias apreendidas, objeto dos crimes de contrabando ou descaminho, podem ser doadas pelo Fisco quando se tratar de requerimento em processo administrativo efetuado por outros órgãos públicos ou organizações da sociedade civil.

Pessoas físicas e demais pessoas jurídicas não podem receber doações dessa natureza. Mais informações sobre doação de mercadorias apreendidas estão no site da Receita Federal.

*Folhapress

Leia também1 Ator da Globo leva calote de empresa e aciona a Justiça
2 Golpe a Padre Marcelo Rossi: Advogadas são inocentadas
3 E-mail sobre cancelamento de título de eleitor é falso

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.