Leia também:
X Meirelles: Governo está focado na Reforma da Previdência

Planos de saúde vão incluir 18 novos procedimentos em 2018

Cobertura obrigatória vai oferecer novos exames, medicamentos e cirurgias

Gabriela Doria - 08/11/2017 16h56 | atualizado em 08/11/2017 18h19

Os planos de saúde irão incluir 18 novos procedimentos em sua lista de cobertura obrigatória, a partir de janeiro de 2018. De acordo com a determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), exames, terapias e cirurgias farão parte do novo rol de serviços oferecidos pelos planos. Além disso, estão inclusos sete novos medicamentos orais contra o câncer. Também será a primeira vez que os planos deverão oferecer o Natalizumabe, medicamento para tratamento de esclerose múltipla. A medida beneficiará cerca de 42,5 milhões de usuários.

Novos exames oftalmológicos farão parte da cobertura obrigatória a partir de 2018 Foto: SMCS/Luiz Costa

Segundo a ANS, as principais mudanças na nova cobertura obrigatória são oito remédios para tratamento de cânceres de pulmão, melanoma, próstata, tumores neuroendócrinos, mielofibrose e leucemia — afatinibe, crizotinibe, dabrafenibe, enzalutamida, everolimo, ruxolitinibe, ibrutinibe e tramatinibe. Ainda de acordo com a agência, os planos deverão disponibilizar quimioterapia com antiangiogênico e tomografia de coerência óptica para diversos tipos de doenças oftalmológicas. Há também procedimentos cirúrgicos para a saúde da mulher, como laparoscopia ocasionada por câncer de ovário. Confira a lista completa aqui.

As mudanças são obrigatórias para todos os planos em vigor, incluindo os novos contratos. Ela é resultado de uma atualização no rol de procedimentos, que ocorre a cada dois anos. Foi realizada uma consulta pública, entre junho e julho de 2017, com 5.259 contribuições online, para rever os procedimentos obrigatórios.

LEIA TAMBÉM
+ Parecer altera reajustes de planos de saúde para idosos
+ Projeto de lei na Câmara visa mudar planos de saúde
+ Novembro Azul incentiva cuidados à saúde do homem

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.