Leia também:
X Desemprego recua mas ainda atinge 13,2 milhões de pessoas

Passagens aéreas ficaram mais caras no 1º trimestre

Levantamento foi divulgado pela Agência Nacional de Aviação Civil

Henrique Gimenes - 29/06/2018 15h35 | atualizado em 29/06/2018 15h43

Preço das passagens aéreas subiu no primeiro trimestre Foto: Pixabay

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou, nesta sexta-feira (29), que o preço médio das passagens aéreas para voos domésticos subiu 7,9% no primeiro trimestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2017. O valor médio em 2018 ficou em R$ 361,03, enquanto no ano passado ficou em R$ 334,49.

De acordo com a agência, o motivo para o aumento foi a valorização do dólar em relação em real, que subiu 3,2% no período, e também o aumento no preço do querosene de aviação, que teve alta de 18,5%.

A Anac ainda explicou que o impacto das novas regras do transporte de bagagens só poderá ser avaliado em 2022. As regras atuais permitem que as empresas cobrem por todas as bagagens despachadas. A gratuidade é apenas para bagagens de mão que forem levadas dentro do avião e que possuam peso de até 10 quilos. A mudança começou em junho de 2017.

REDUÇÃO NOS PREÇOS

Nesta segunda-feira (18), o Tribunal de Contas da União iniciou uma auditoria para verificar se a cobrança no despacho das malas levou à redução no preço das tarifas, como informavam as companhias. O relator do processo será o ministro Bruno Dantas. A ele ficará responsável a análise da medida para verificar se ela “trouxe algum benefício ao consumidor”.

Em setembro de 2017, um levantamento da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) apontou que, após a permissão para a cobrança, as passagens caíram até 30%. No entanto, o governo e órgãos de defesa do consumidor apontaram inconsistências no estudo a afirmaram que o preço havia subido mesmo com a taxa para realizar o despacho de bagagem.

Leia também1 Veja quais são as 10 piores companhias aéreas do mundo
2 OAB vai à Justiça contra alta de taxa para despachar malas

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.