Leia também:
X Mercado Livre anuncia mais de 100 vagas de empregos

“No show” em voo de ida não faz cliente perder voo de volta

Caso de violação do direito foi analisado pelo STJ e companhia foi condenada a pagar indenização

Camille Dornelles - 22/10/2018 08h50

No show em voo de ida não faz cliente perder voo de volta Foto: Reprodução Instagram

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), uma companhia aérea não tem o direito de cancelar uma passagem de volta se o cliente der “no show” no voo de ida. O “no show” é a falta de comparecimento no embarque sem aviso.

Apesar de o direito estar expresso no CDC, muitas companhias infringem essa lei. No início deste mês a 3ª Turma do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) analisou uma acusação que se tornou regra para todos os casos semelhantes.

Um casal de passageiros foi obrigado a comprar novas passagens de ida depois de terem dado “no show” no Aeroporto Internacional de Guarulhos, São Paulo. Eles seguiam para Brasília. O STJ afirmou que a companhia errou e a condenou a pagar indenização por danos morais em R$ 5 mil para cada um.

– Com efeito, obrigar o consumidor a adquirir uma nova passagem aérea para efetuar a viagem no mesmo trecho e hora marcados, a despeito de já ter efetuado o pagamento, configura obrigação abusiva, pois coloca o consumidor em desvantagem exagerada, sendo, assim, incompatível com a boa-fé objetiva que deve reger as relações contratuais – declarou o relator do caso, ministro Marco Aurélio Bellizze.

Em novembro do ano passado outra passageira entrou com uma ação na Justiça e recebeu R$ 25 mil de indenização da empresa aérea.

Leia também1 Perigo! Passageiros ficam feridos após forte turbulência
2 Azul lança site com descontos para viagens de última hora
3 MPF quer regulamentar "assento conforto" em aviões

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.