Leia também:
X Produtores preveem aumento nas vendas de panetone

Maioria das empregadas domésticas está informal

Setenta por cento das trabalhadoras ainda não possui a carteira assinada

Pleno.News - 25/10/2018 15h06 | atualizado em 25/10/2018 15h22

Apenas 30% das domésticas têm carteira de trabalho assinada Foto: Valdecir Galor/SMCS

A lei que garante os direitos trabalhistas das domésticas entrou em vigor em 2015, mas atualmente apenas 30% delas exerce sua profissão formalmente. A norma assegura que elas tenham os direitos vigentes na CLT, como o recolhimento do FGTS. Porém, a maior parte das empregadas encontra dificuldades para ter sua carteira assinada.

Segundo o IBGE, em três anos de lei, o número de empregadas normatizadas subiu de 4,2 para 4,4 milhões. A prescrição dos direitos das domésticas foi sancionado justamente no ano de início da crise econômica nacional, que também prejudicou as trabalhadoras. Os contratantes afirmam que um contrato formalizado é “caro demais”.

Além disso, o número de mulheres que trabalha sem contrato aumentou. Com a recessão e a onda de desemprego, muitas optaram pelo trabalho doméstico para complementar a renda de casa.

Outro dado é a alta do número de domésticas que entrou com ações na Justiça em 2015, buscando seus direitos. Em 2017, o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região teve 237% mais queixas em relação ao reconhecimento empregatício do que em 2015, ano que o recolhimento do FGTS para as empregadas passou a ser cobrado.

Leia também1 Especialistas na área digital estão em falta no Brasil
2 Desigualdade salarial entre sexos tem diminuído no país
3 Mercado Livre anuncia mais de 100 vagas de empregos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.