INSS desmente boato sobre mudança na prova de vida
Em nota, órgão informou que data para realizar a prova varia de acordo com o banco
Henrique Gimenes - 23/01/2019 19h31

Nesta quarta-feira (23), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desmentiu um boato que circula pelas redes sociais relacionado a mudanças nas regras das provas de vida. Em nota, o INSS e a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho informaram que a prova é obrigatória para todos os beneficiários que “recebem por conta corrente, conta poupança ou cartão magnético”.
O boato informava uma data específica para os segurados comparecerem às agências bancárias para realizar a prova de vida. O INSS, no entanto, informou que as “datas de comparecimento variam de banco para banco: existem bancos que utilizam a data do aniversário do beneficiário, outros que utilizam a data de aniversário do benefício e há também os bancos que convocam o beneficiário um mês antes de vencer o prazo da última prova de vida realizada”.
A nota ainda pede para os segurados desconsiderarem “a data de 28 de fevereiro citada no referido boato, uma vez que esse prazo se refere a uma prorrogação ocorrida excepcionalmente no ano passado. O objetivo desse prazo adicional foi atender aos segurados que não tinham feito a comprovação de vida no prazo original dado pelos bancos em 2017”.
O INSS também informa que os beneficiários “devem consultar diretamente seu banco pagador para saber quando devem fazer a prova de vida. Vale destacar que esse procedimento tem que ser feito todo ano, junto ao banco, para não correr o risco de ter o pagamento suspenso por não ter feito a comprovação de vida”.
Leia também1 Jair Bolsonaro assina MP que combate fraudes no INSS
2 Governo apresenta 35 metas prioritárias para 100 dias