Leia também:
X Previdência: Alteração na Reforma deve ser compensada

Índice de inflação sobe para 0,42% no mês de outubro

Alta foi puxada pelo aumento dos preços da conta de luz e do botijão de gás

Henrique Gimenes - 10/11/2017 14h45 | atualizado em 13/11/2017 10h06

Inflação sobe em outubro Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

A inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), subiu para 0,42% em outubro. O número apresenta um crescimento na comparação com o mês de setembro, quando foi registrado 0,16%. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (10).

A inflação também está maior quando comparada a outubro do ano passado, que registrou avanço de 0,26%. Em 2017 o IPCA já chega 2,21%, abaixo do registrado no mesmo período de 2016, quando chegou a 5,78%. No total de 12 meses, o índice ficou em 2,70%. O piso da meta de inflação do governo para este ano é de 3%.

Segundo o IBGE, os principais responsáveis pelo aumento no mês foram o preço da energia elétrica, que subiu por causa da entrada em vigor do patamar 2 da bandeira vermelha, que gerou um aumento nas contas de luz de R$ 3,50 para cada 100 Kilowatt-hora(kWh) consumidos, e o preço do botijão de gás de até 13 kg, que sofreu reajustes nas refinarias por parte da Petrobras. Ambos estão incluídos no grupo de habitação.

Os outros dois grupos que apresentaram que apresentaram elevação em outubro foram o de vestuário e o de saúde e cuidados pessoais.

LEIA TAMBÉM
+ Previdência: Alteração na Reforma deve ser compensada
+ Produção da indústria cresce em seis estados brasileiros

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.