Governo pode cortar impostos para reduzir combustíveis
Declaração foi dada pelo ministro de Minas e Energia, Moreira Franco
Henrique Gimenes - 18/05/2018 15h08 | atualizado em 18/05/2018 17h33

Devido ao preços cada vez maiores dos combustíveis, o governo federal estuda uma maneira de tentar reduzir essa alta. Uma das alternativas discutidas é a redução de impostos sobre o produto. A declaração foi feita nesta sexta-feira (18) pelo ministro de Minas e Energia, Moreira Franco.
Em julho do ano passado, o governo havia decidido aumentar as alíquotas de PIS/Cofins nos combustíveis. A medida tinha por intenção aumentar a arrecadação para fechar as contas públicas. Além disso, o preço do barril de petróleo no mercado internacional também aumentou, o que faz com que a Petrobras repasse o valor ao produto vendido nas refinarias.
Moreira Franco participou de uma palestra na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ). A jornalistas, ele disse que a medida já está sendo discutida, mas que ainda não sabe quando “pode ser anunciada”.
– O imposto é muito alto e temos que repensar essa questão, como PIS, Cofins e ICMS – explicou.
O ministro de Minas e Energia afirmou ainda que pretende discutir com a própria Petrobras sobre a composição do preço dos combustíveis.
– A Petrobras pratica uma política de preços que me parece correta, mas ela tem que entender que a composição desses preços tem outros fatores. Temos que, juntos, entrar na discussão desses outros fatores – ressaltou.
Leia também1 Contas de luz ficarão mais caras em maio
2 Plano de Saúde poderá cobrar franquia além da mensalidade