Leia também:
X Concurso do Banco do Brasil tem 60 vagas para nível médio

E-commerce brasileiro sofre uma fraude a cada 5 segundos

Confira dicas de como se proteger ao comprar online

Jade Nunes - 09/03/2018 08h32 | atualizado em 09/03/2018 10h08

Cuidados são necessários ao comprar pela internet Foto: Pixabay

Sabemos que a tecnologia evoluiu muito ao longo dos últimos anos e que está cada vez mais seguro comprar pela internet, mas isso não significa que os consumidores e até mesmo as lojas estão livres de fraudes. Um estudo realizado pela Konduto aponta que o e-commerce brasileiro sofre uma fraude a cada cinco segundos. Mas como se proteger contra os golpes virtuais?

O CTO da Infracommerce, empresa líder em full service para e-commerce na América Latina, Ricardo de Paola, aponta que, atualmente, as fraudes são raras em grandes e-commerces, pois estes já possuem um sistema de segurança mais robusto.

– Fraudes com cartões falsos são os golpes mais comuns, mas temos em mãos tecnologias que evitam esse tipo de golpe. Com um código seguro e criptografado a loja se protege e blinda os clientes contra possíveis ataques – explica Ricardo.

Já o consumidor deve se atentar em relação à idoneidade da loja. O especialista cita os principais pontos de atenção:

1. Identificar o endereço do site
Um passo simples é observar, ao acessar a loja online, se antes do “www” tem o protocolo “https”. Esse “s” significa que o ambiente possui certificado de segurança e atesta que os dados do cliente são protegidos por criptografia. Isso evita que as informações sejam roubadas ou que o cartão de crédito seja clonado, por exemplo.

2. Pesquisar a reputação da loja
É comum cair na tentação de adquirir um produto em uma loja desconhecida, mas que oferece um preço mais atrativo. Porém, o barato pode sair caro. Lojas maiores e renomadas possuem toda uma equipe por trás, seja própria ou terceirizada, que realiza o monitoramento e blinda o cliente contra possíveis ataques. Isso não quer dizer que não se deve comprar em lojas menores, mas sim, que a atenção nesses casos deve ser redobrada. Canais como o Reclame Aqui são parada obrigatória antes de realizar qualquer compra, pois permitem que o cliente conheça a reputação da loja e faça uma compra com mais tranquilidade.

3. Caminho até chegar ao site
Muitas tentativas de golpes são enviadas por email, por isso, é sempre bom checar se o site é real ou uma cópia. Uma boa dica é buscar o nome da loja no Google e clicar em links patrocinados, pois são pagos pela empresa para estar no topo, portanto, oficiais. Também é importante tomar cuidado com links divulgados pelo WhatsApp ou Facebook e prestar muita atenção antes de clicar em qualquer link de promoção.

Leia também1 Compras online crescem no Brasil
2 Lei proíbe cobrar devedores com ligações para terceiros

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.