Cobranças indevidas são as maiores queixas no Procon

Dados foram divulgados no Dia Mundial do Consumidor

Pleno.News - 15/03/2019 12h30

No dia 15 de março é comemorado o Dia Mundial do Consumidor Foto: Pexels

De acordo com informações do Sindec, sistema com informações dos 27 Procons do Brasil, o maior motivo de reclamação feitas no órgão em 2018 é a cobrança indevida. O levantamento revela que 40% dos clientes procuraram a instituição com o mesmo intuito. Os dados foram divulgados hoje pela Secretaria Nacional do Consumidor nesta sexta-feira (15), que marca o Dia Mundial do Consumidor.

– Analisando as reclamações mais frequentes, chegamos à conclusão de que, na maioria das vezes, a questão é de informação ou transparência, mesmo nos casos em que as queixas são a respeito de cobranças ou contratos – explica Luciano Timm, titular da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) para o jornal O Globo.

A pesquisa revelou também as empresas que mais tiveram queixas foram as de telecomunicações e serviços bancários. Os serviços também são muito questionados pelos consumidores.

– É preciso rever a regulamentação do SAC e criar mecanismos que impulsionem uma melhor resolubilidade do atendimento. Não adianta atender em um minuto e não resolver o problema do consumidor.

LEIA TAMBÉM+ Taxa de serviços em ingressos online é ilegal, decide STJ
+ RJ: Conta de luz ficará mais cara a partir do dia 15
+ Procon lança aplicativo de reclamações pelo celular


Clique para receber notícias
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo