Leia também:
X Google oferece oportunidades de estágio até 5 de outubro

Celulares irregulares poderão ser bloqueados no RJ

Consumidores passarão a receber mensagens de alerta a partir do dia 23

Jade Nunes - 12/09/2018 14h14 | atualizado em 12/09/2018 15h46

Celulares irregulares poderão ser bloqueados no Rio de Janeiro Foto: Pixabay

Os cidadãos que habilitarem celulares irregulares no estado do Rio de Janeiro receberão mensagens, a partir do dia 23 de setembro, informando que o aparelho poderá ser bloqueado.

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o objetivo é dar mais segurança aos consumidores, já que todo aparelho celular em uso no país precisa ser certificado ou ter sua certificação aceita pela Agência.

– Consumidores que estejam utilizando aparelhos irregulares antes dessa data (23/9) não serão desconectados caso não alterem o seu número. Já aqueles que conectarem à rede aparelhos irregulares após essas datas serão notificados por mensagens de texto (SMS) e, após 75 dias, o aparelho não irá mais funcionar. Neste estado, o bloqueio deve ocorrer a partir de 8/12/2018 – diz a instituição.

A primeira mensagem de alerta será: “Operadora avisa: Pela Lei 9.472 este celular está irregular e não funcionará nas redes celulares”.

De acordo com a empresa, os aparelhos celulares certificados são submetidos a uma série de testes de segurança antes de chegarem ao consumidor. Desta forma, o produto se torna o mais confiável possível e tem menos chances de causar problemas de saúde e afetar as redes de telecomunicações.

Leia também1 ANS proíbe venda de 26 planos de saúde de 11 operadoras
2 Consumidor irá pagar R$ 1,93 bilhão a mais na conta de luz
3 Petrobras anuncia reajuste e preço do diesel sobe R$ 0,26

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.