Leia também:
X Lira quer “pressão máxima” na Petrobras para reduzir preços

Câmara aprova PL que prevê reembolso na tarifa de energia

Situação está prevista em caso de tributo indevido

Pleno.News - 08/06/2022 16h48 | atualizado em 08/06/2022 17h04

Linhas de transmissão de energia Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (7), um projeto de lei que define os procedimentos para a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) devolver ao consumidor os valores do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) pagos a mais pelas distribuidoras por meio de revisão das tarifas de energia. O texto segue para sanção.

Pela proposta, a Aneel deverá promover revisão tarifária extraordinária neste ano, quando os valores a devolver vierem de decisões judiciais anteriores à vigência da futura lei. Essa situação só não abrange duas distribuidoras de energia elétrica. A revisão também será aplicada às distribuidoras com processos tarifários homologados a partir de janeiro de 2022.

Segundo dados da Aneel, dos R$ 60,3 bilhões em créditos a devolver pela União às distribuidoras, R$ 47,6 bilhões ainda não foram restituídos aos consumidores. O restante entrou em revisões tarifárias desde 2020 que resultaram em redução média de 5% até então.

A agência explicou que, devido às diferentes datas de ajuizamento das ações pelas distribuidoras, os resultados serão distintos dependendo da região e da área de atuação das concessionárias. Como as revisões consideram outros custos que poderiam aumentar a tarifa na revisão, não necessariamente os valores implicarão em redução da fatura, mas em um aumento menor.

*Agência Brasil

Leia também1 Bolsonaro diz que vai compensar estados que zerarem ICMS de combustíveis
2 No país, 808 mil empresas foram abertas até abril, diz Economia
3 Mourão cria vaquinha online para custear sua candidatura
4 Jair Bolsonaro e Joe Biden vão conversar sobre clima e eleições
5 Lula volta a defender "regulação da mídia" feita pelo povo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.