Leia também:
X No Brasil, crescem processos contra planos de saúde

Black Friday: Saiba a história e quando acontece em 2018

A data que oferece descontos atraentes nasceu nos Estados Unidos

Jade Nunes - 14/11/2018 13h21

Tanto lojas físicas quanto online oferecem descontos Foto: Pixabay

Quem ama uma promoção não perde a Black Friday por nada. Criada nos Estados Unidos, a data é um dia do ano dedicada a descontos especiais nas lojas de varejo.

No país de origem, ela acontece no dia seguinte à quinta-feira de Ação de Graças, feriado cristão em que os americanos declamam a gratidão a tudo o que aconteceu naquele ano com orações e reuniões em família.

Na prática, o dia de descontos é realizado na quarta sexta-feira de novembro. Em 2018, o evento acontecerá no dia 23. Tanto lojas físicas quanto online devem participar.

BRASIL
A Black Friday chegou ao Brasil em 2010 graças ao Busca Descontos, site que reúne cupons de descontos das principais lojas virtuais do país. Em 2011, o Extra deu um empurrão para que a data pegasse no país tropical ao estender as grandes ofertas para as lojas físicas. De lá pra cá, a Black Friday foi adotada por diversas lojas.

ORIGEM DO NOME
Em tradução livre, Black Friday significa sexta-feira negra. De acordo com a BBC, a origem do termo não é positiva e foi usada pela primeira vez nos EUA em 1869, quando dois especuladores tentaram tomar o mercado de ouro na Bolsa de Nova Iorque. O governo norte-americano precisou intervir elevando a oferta da matéria-prima, os preços caíram e muitos investidores faliram.

Décadas depois, os policias da Flórida passaram a chamar a sexta-feira pós-Dia de Ação de Graças dessa forma por conta do trânsito causado pelos consumidores atrás das ofertas. Mas o termo só ganhou o mundo por volta dos anos 1990, de acordo com uma entrevista do linguista Benjamin Zimmer, também à BBC. Porém, foi apenas em 2001 que a Black Friday se tornou o principal dia de vendas nos Estados Unidos.

Leia também1 No Brasil, crescem processos contra planos de saúde
2 Bradesco é multado pelo longo tempo de espera dos clientes
3 Boletos vencidos poderão ser pagos em qualquer banco

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.