Leia também:
X Santander concede bolsas de intercâmbio a estudantes

Black Fraude! Saiba como se prevenir na hora das compras

Advogada orienta sobre cuidados que consumidor deve ter na hora das promoções

Pleno.News - 23/11/2018 12h27 | atualizado em 23/11/2018 15h30

Todo cuidado é pouco na hora de aproveitar descontos e promoções Foto: Reprodução

Sextou e, neste dia 23 de novembro, é hora do povo ir às compras para aproveitar a Black Friday. Seja em lojas físicas ou pela internet, é importante o consumidor estar atento às promoções e conhecer seus direitos para não cair em fraudes e arrumar uma grande dor de cabeça.

De olho nessas promoções, principalmente com a proximidade das festas de fim de ano, o Pleno.News conversou com a advogada Catia Vita, especialista em direito do consumidor, que separou algumas dicas para aproveitar bem as promoções e descontos oferecidos pelas lojas. O principal deles é pesquisar bastante antes de sair à caça, quer dizer, às compras.

– O consumidor precisa pesquisar antes de efetivar a compra. Faça uma pesquisa de mercado para saber se esse valor que estão praticando é vantajoso e saber se de fato é uma grande oferta. Essa prática é considerada propaganda enganosa e o estabelecimento pode até ser penalizado caso esteja na intenção de induzir o consumidor ao erro com uma publicada que não é verdadeira – explicou Catia.

A advogada explica que é importante testar celulares ou aparelhos domésticos dentro da loja, já que elas não são obrigadas a realizar troca. Caso demore a trocar, o aparelho será enviado para a assistência técnica, que tem até 30 dias para resolver o problema. Caso ultrapasse esse prazo, caberá à loja ou ao fabricante efetuar a troca.

– É bom sempre ficar antenado se existe assistência técnica no estado em que a pessoa está comprando. Em relação a garantias estendidas e venda casada, veja se realmente interessa e qual o custo benefício disso tudo.

Em relação a compras pela internet, a advogada orienta a verificar se o site tem muitas reclamações e desconfiar de preços muitos diferenciados. Catia aconselha a realizar compras sempre em sites de grandes empresas ou que o consumidor já conheça.

– Fazer um site hoje é muito fácil. Criminosos estão fazendo sites e prometem entregar entre 15 e 20 dias. As pessoas passam o cartão e depois não recebem. Quando vão procurar um advogado, ele até ganha a causa, mas a empresa não tem bens.

Catia Vita aconselha a sempre optar pelo cartão de crédito na hora da compra porque é mais fácil em caso de extorno. Esteja atento também ao valor do frete que pode onerar o preço final da compra.

– Todos que compram pela internet tem até sete dias para se arrepender independente a partir do dia em que a mercadoria chega na sua casa. Envie um email para deixar seu pedido de desistência registrado, ligue para o SAC e anote o número de protocolo. Se não tiver protocolo, anote nome do atendente e data e hora do atendimento. A devolução é sem custo nenhum.

Leia também1 Black Friday: Saiba a história e quando acontece em 2018
2 Febraban orienta sobre golpes na Black Friday. Fique alerta!
3 Veja as melhores dicas para as compras na Black Friday 2018

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.