Leia também:
X Crescimento da aprovação de Jair Bolsonaro faz dólar cair

Aposentados são vítimas de empréstimo consignado falso

Fraudes têm gerado descontos indevidos em contas bancárias

Ana Luiza Menezes - 03/10/2018 18h29

Milhares de aposentados têm sido descontados por empréstimos que não fizeram Foto: Pixabay

Falsos empréstimos consignados têm prejudicado a vida de milhares de aposentados no Brasil. Muitos deles têm descoberto que suas contas bancárias estão com descontos indevidos, por dívidas que eles não fizeram.

Entre o início de 2016 e junho de 2018, a ouvidoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recebeu mais de 97 mil reclamações de empréstimos não autorizados pelos clientes. O Banco Central informou que tem fiscalizado operações de crédito consignado. Segundo o órgão, nos últimos cinco anos foram emitidos 39 ofícios com pedido de correção de procedimentos por parte de instituições financeiras.

O cidadão que receber um empréstimo não solicitado deve procurar a instituição que disponibilizou o valor. Em seguida, é necessário pedir os dados bancários para devolver a quantia. O banco que enviou dinheiro sem consentimento do cliente tem o dever de receber o valor de volta e cancelar a operação sem custos.

Segundo o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça a empresa que, comprovadamente, age de má fé, não deveria permanecer no mercado. Entretanto, não foi divulgado se há um plano para combater efetivamente as agências que fornecem créditos sem um pedido prévio de uma pessoa.

Leia também1 Crescimento da aprovação de Jair Bolsonaro faz dólar cair
2 IR: Receita irá notificar contribuintes na malha fina

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.