Leia também:
X Prefeitura do RJ tem mais de 1,1 mil vagas de emprego

Após multa de R$ 3,5 milhões, Vivo é investigada pelo Procon

Empresa é investigada por cobranças indevidas a clientes em SP

Henrique Gimenes - 23/09/2019 21h49

Vivo é investigada pelo Procon de São Paulo Foto: Reprodução

A Fundação Procon-SP, ligada ao governo estadual de São Paulo, multou a Vivo/Telefônica em R$ 3,5 milhões por cobranças indevidas que a tele fez a seus consumidores e ex-clientes. A penalidade foi antecipada pela coluna de Monica Bergamo.

– A Telefônica é campeã de reclamações aqui no órgão. Além dessa autuação, está em andamento uma apuração sobre os fios irregulares que a operadora passa pelos postes de São Paulo – afirma Fernando Capez, presidente do Procon-SP.

Segundo Capez, fiscais apuraram que em dezenas de casos a Vivo cobrou por serviços que não prestou, ou que já haviam sido pagos ou mesmo por pacotes já cancelados anteriormente.

A empresa exigiu pagamentos sem que houvesse a prestação do serviço, entregou serviços não solicitados e deixou de apresentar soluções às demandas feitas por consumidores por meio do SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) dentro do prazo de cinco dias úteis, de acordo com o órgão.

– A multa foi lavrada em 17 de setembro. Agora, a companhia pode se defender no âmbito administrativo e em até dois meses haverá julgamento final. Se for de fato cobrada a multa, encaminharemos aos órgãos de proteção ao consumidor e, se não for pago, o valor entra na dívida ativa da empresa – diz Capez.

Mesmo se for condenada, a Vivo poderá recorrer ao Judiciário. As multas do Procon-SP, no entanto, têm sido mantidas pela Justiça em 90% dos casos, segundo Capez.

Em nota, a Vivo diz que “possui 90% de resolutividade de reclamações preliminares junto à Fundação Procon SP” e que entrou em contato com o órgão para ter acesso aos autos. “A Vivo avaliará, no prazo legal, o conteúdo do auto de Iinfração e o competente recurso”, afirma.

*Folhapress

Leia também1 Governo investiga vazamento de dados de usuários da TIM
2 Prefeitura do RJ tem mais de 1,1 mil vagas de emprego

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.