Leia também:
X Dólar sobe com espera por PEC e fala de Fernando Haddad

Aneel mantém bandeira verde em dezembro, sem taxa extra

Decisão foi anunciada nesta sexta-feira

Pleno.News - 25/11/2022 20h20 | atualizado em 28/11/2022 12h18

aneel lâmpada luz
Aneel mantém bandeira verde em dezembro, sem taxa adicional na conta de luz Foto: Chuttersnap | Unsplash

Nesta sexta-feira (25), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que manterá a bandeira verde acionada em dezembro para todos os consumidores conectados ao setor elétrico nacional. Com a decisão, as contas de luz seguem sem cobrança adicional.

A bandeira verde está em vigor para todos os consumidores desde 16 de abril. De acordo com a agência, o patamar reflete o nível dos reservatórios das hidrelétricas, devido ao período de chuvas.

– Com a chegada do período chuvoso, melhoram os níveis dos reservatórios e as condições de geração das usinas hidrelétricas, as quais possuem um custo mais baixo. Dessa forma, não é necessário acionar empreendimentos com energia mais cara, como é o caso das usinas termelétricas – diz a nota.

BANDEIRAS TARIFÁRIAS
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 para indicar os custos da geração de energia no país aos consumidores e atenuar os impactos nos orçamentos das distribuidoras de energia.

Antes, o custo da energia em momentos de mais dificuldade para geração era repassado às tarifas apenas no reajuste anual de cada empresa, com incidência de juros. No modelo atual, os recursos são cobrados e repassados às distribuidoras mensalmente por meio da “conta Bandeiras”.

A bandeira verde, quando não há cobrança adicional, significa que o custo para produzir energia está baixo. Já as bandeiras amarela e vermelha 1 e 2 representam um aumento no custo da geração e a necessidade de acionamento de térmicas, o que está ligado principalmente ao volume de água nos reservatórios.

*AE

Leia também1 Dólar sobe com espera por PEC e fala de Fernando Haddad
2 Campos Neto: Autonomia do BC será testada na troca de governo
3 Mercado aposta em aumento da inflação após PEC da Transição
4 Economista diz que aumento do auxílio sem fonte é prejudicial
5 Indicado por Bolsonaro, Ilan Goldfajn será presidente do BID

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.