Anatel irá bloquear aparelhos sem certificado
Celulares e computadores sem regulamentação serão bloqueados até o fim do ano

40 milhões de brasileiros devem ser atingidos pela medida
Jade Nunes - 10/07/2017 12h30 | atualizado em 11/07/2017 18h25
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tomou a decisão de bloquear aparelhos que não possuem a certificação da agência. O registro, chamado de Imei – sigla em inglês para Identidade Internacional de Equipamento Móvel —, é único para cada aparelho. A medida inclui celulares e outros dispositivos que utilizam chip para se conectar à internet, como laptops, computadores, tablets e babás eletrônicas.
O objetivo é combater o comércio paralelo, principalmente de celulares, que vem crescendo nos últimos anos. A previsão atual da Anatel é que, no dia 15 de setembro, as empresas de telefonia avisem, via mensagem de texto (SMS), os clientes de que o aparelho não é regularizado e será bloqueado. O bloqueio poderá ser feito 75 dias após a notificação.
Para identificar se o seu celular tem o Imei, confira se há um selo da Anatel na bateria do aparelho e/ou no manual. Mas quem comprou o celular no exterior não terá o aparelho bloqueado se o telefone houver sido certificado por alguma organização estrangeira que integre a Associação Internacional do Setor, a GSMA, da qual o Brasil faz parte. Todos os grandes fabricantes estão nesse grupo.