Leia também:
X Bolsonaro debocha de Doria: “Ta com medinho do vírus”

Alerj proíbe que planos sejam cancelados por inadimplência

Governador Wilson Witzel tem até 15 dias para sancionar ou vetar projeto

Pleno.News - 02/04/2020 19h10 | atualizado em 02/04/2020 19h14

Após votação da Alerj, Rio pode impedir cancelamentos de planos de saúde por falta de pagamento Foto: Reprodução

Deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovaram nesta quinta-feira (2), em sessão por videoconferência, projeto de lei do deputado Anderson Alexandre (Solidariedade), que proíbe os planos de saúde de suspender ou cancelar contratos de clientes por falta de pagamento enquanto durar o plano de contingência da Secretaria de Estado de Saúde relacionado ao coronavírus. O governador Wilson Witzel (PSC) tem até 15 dias para sancionar ou vetar.

A proposta de número 2171/2020 estabelece que, após o fim das restrições impostas pelo governo estadual, as operadoras de planos de saúde deverão possibilitar o parcelamento do débito pelo consumidor, sem a cobrança de juros.

Além de pessoas físicas inadimplentes, o projeto de lei também beneficia microempreendedores individuais (MEIs), micro e pequenas empresas e optantes pelo regime de arrecadação de tributos denominado Simples Nacional (Lei Complementar Federal 123, de 14 de dezembro de 2006).

Deputado Anderson Alexandre Foto: Divulgação

Sobre a relevância do projeto, o deputado Anderson Alexandre afirmou que a pandemia da Covid-19 já provocou demissões de trabalhadores com carteira assinada, perda acentuada de renda dos trabalhadores informais e empresas estão fechando suas portas.

– A crise financeira já chegou e grande parte da população não conseguirá arcar com seus planos de saúde. Confio na sensibilidade do governador Wilson Witzel em sancionar a lei para assegurar saúde aos trabalhadores e suas famílias nesse momento em que muitos podem precisar dos planos de saúde – disse o parlamentar.

Alerj votou proibição do corte de plano de saúde por não pagamento durante pandemia do Coronavírus Foto: Reprodução

Leia também1 Receita pode adiar pagamento da restituição do IR de 2020
2 Receita prorroga prazo para envio da declaração do IR
3 Governo adia reajuste de medicamentos por 60 dias

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.