Leia também:
X Uso do Pix no Brasil já é maior que o de DOC, TED e boleto

Brasil terá Dia Livre de Impostos em 27 de maio, descontos de 70%

Data foi criada para conscientizar clientes dos altos tributos pagos no país

Gabriela Doria - 20/05/2021 22h50 | atualizado em 21/05/2021 14h40

Dia Livre de Impostos é iniciativa para conscientizar consumidor Foto: Reprodução

O tradicional Dia Livre de Impostos (DLI) chega à sua 15ª edição este ano e está marcado para a próxima quinta-feira (27). Nesta data, lojistas, comerciantes e prestadores de serviços de todo o país oferecem descontos de até 70% sobre o preço normal.

A data foi criada como forma de protesto – e também de lucro -, para lembrar ao consumidor sobre a pesada carga tributária que o contribuinte e os empresários precisam arcar no Brasil para obter e fornecer serviços e bens.

Participam da iniciativa shoppings, centros comerciais e fornecedores de serviços. Entre os bens de consumo mais desejados estão eletrodomésticos, eletrônicos e prestação de serviços.

– O Dia Livre de Impostos nasceu para manifestar a insatisfação do brasileiro com a tributação abusiva que limita o poder de consumo da população, além de servir de freio para o crescimento econômico do país – diz o site da iniciativa.

O desconto só é possível porque neste dia os empresários arcam com todos impostos que recaem sobre o produto final. Isto significa que o consumidor paga apenas pelo produto, e não pelo custo de toda logística do bem.

– A proposta do DLI é promover uma data de conscientização para a população sobre as altas cargas tributárias pagas no país. E, como forma de materializar essa conscientização, todos os lojistas participantes comercializam produtos ou serviços isentos de impostos, arcando eles mesmos com os impostos descontados nesse dia – afirma o site.

Apesar de ser uma iniciativa com abrangência nacional, cada estado possui um percentual de tributação, o que impacta em sua capacidade de oferecer descontos.

Veja a lista completa de parceiros do Dia Livre de Impostos.

Leia também1 Vacinados contra a Covid-19 no Brasil chegam a 41,1 milhões
2 Bolsonaro diz que irá aumentar valor do Bolsa Família
3 Uso do Pix no Brasil já é maior que o de DOC, TED e boleto
4 Câmara aprova texto-base da MP da privatização da Eletrobras
5 STF já tem 3 votos para liberar demissão em massa sem acordo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.