Leia também:
X Orçamento: Governo envia projeto para resolver impasse

Coronavírus: Banco Central monitora impacto econômico

Órgão afirmou que terá uma avaliação mais precisa nas próximas duas semanas

Henrique Gimenes - 03/03/2020 19h40 | atualizado em 03/03/2020 19h43

Sede do Banco Central em Brasília Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (3), o Banco Central (BC) afirmou que analisará a situação da economia brasileira após o coronavírus nas próximas duas semanas. Em nota, o órgão afirmou que está monitorando os impactos causados pelo surto.

Desde o início do surto, diversas bolsas de valores ao redor do mundo têm fechado em queda. No Brasil, os resultados também se refletiram no dólar, que fechou a R$ 4,51 nesta terça.

De acordo com o BC, “o impacto sobre a economia brasileira proveniente da desaceleração global tende a dominar uma eventual deterioração nos preços de ativos financeiros”.

O órgão explicou ainda que “as próximas duas semanas permitirão uma avaliação mais precisa dos efeitos do surto de coronavírus na trajetória prospectiva de inflação no horizonte relevante de política monetária”.

Veja a nota do Banco Central:

O Banco Central monitora atentamente os impactos do surto de coronavírus nas condições financeiras e na economia brasileira.

No último Copom, o 15º parágrafo da Ata da 228ª reunião afirma: “O eventual prolongamento ou intensificação do surto implicaria uma desaceleração adicional do crescimento global, com impactos sobre os preços das commodities e de importantes ativos financeiros. O Copom concluiu que a consequência desses efeitos para a condução da política monetária dependerá da magnitude relativa da desaceleração da economia global versus a reação dos ativos financeiros.”

À luz dos eventos recentes, o impacto sobre a economia brasileira proveniente da desaceleração global tende a dominar uma eventual deterioração nos preços de ativos financeiros.

O Banco Central enfatiza que as próximas duas semanas permitirão uma avaliação mais precisa dos efeitos do surto de coronavírus na trajetória prospectiva de inflação no horizonte relevante de política monetária.

Leia também1 Brasil tem 488 casos suspeitos de coronavírus, diz governo
2 Banco Central dos EUA corta juros devido ao coronavírus

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.