Copom reduz taxa de juros para o menor valor na história
Comitê fixou a Taxa Selic em 5% ao ano
Henrique Gimenes - 30/10/2019 18h59 | atualizado em 11/12/2019 18h35

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu, nesta quarta-feira (30), reduzir mais uma vez a taxa básica de juros do Brasil, a Selic, para 5% ao ano (a.a.). É a primeira vez em 33 anos que o Comitê decide pelo número. A série história teve início em 1986.
Em sua decisão, o Copom aponta que “indicadores de atividade econômica divulgados desde a reunião anterior do Copom reforçam a continuidade do processo de recuperação da economia brasileira. O cenário do Copom supõe que essa recuperação ocorrerá em ritmo gradual”.
Para o comitê, “no cenário externo, a provisão de estímulos monetários adicionais nas principais economias, em contexto de desaceleração econômica e de inflação abaixo das metas, tem sido capaz de produzir ambiente relativamente favorável para economias emergentes. Entretanto, o cenário segue incerto e os riscos associados a uma desaceleração mais intensa da economia global permanecem”.
A entidade aponta também que as “expectativas de inflação para 2019, 2020, 2021 e 2022 apuradas pela pesquisa Focus encontram-se em torno de 3,3%, 3,6%, 3,75% e 3,5%, respectivamente”.
A taxa Selic é utilizada como referência para as taxas de juros de outras instituições financeiras no Brasil e para remuneração de investimentos.
Leia também1 Idosa cai em desembarque e Gol terá que pagar tratamento
2 Comissão aprova a reforma Previdenciária dos militares