Leia também:
X Bolsonaro entrega reforma de militares ao Congresso

Copom mantém taxa de juros em 6,5% ao ano pela 8ª vez

Foi a primeira reunião com o novo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto

Henrique Gimenes - 20/03/2019 20h02

Copom decide manter taxa básica de juros em 6,5% ao ano Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu, nesta quarta-feira (20), que a taxa básica de juros do Brasil, a Selic, continuará em 6,5% ao ano (a.a.). É a oitava vez seguida que o Comitê opta por não alterar o número. O encontro do comitê também foi o primeiro com o novo presidente do BC, Roberto Campos Neto.

Em sua decisão, o Copom aponta que “indicadores recentes da atividade econômica apontam ritmo aquém do esperado. Não obstante, a economia brasileira segue em processo de recuperação gradual”.

Para o comitê, o “cenário externo permanece desafiador. Por um lado, os riscos associados à normalização das taxas de juros em algumas economias avançadas recuaram desde a reunião anterior do Copom. Por outro lado, os riscos associados a uma desaceleração da economia global, em função de diversas incertezas, mostram-se mais elevados”.

A entidade aponta também que as “expectativas de inflação para 2019, 2020 e 2021 apuradas pela pesquisa Focus encontram-se em torno de 3,9%, 4,0% e 3,75%, respectivamente”.

A taxa Selic é utilizada como referência para as taxas de juros de outras instituições financeiras no Brasil e para remuneração de investimentos.

Leia também1 Bolsonaro entrega reforma de militares ao Congresso
2 Aneel: Contas de luz ficarão mais baratas em 2019

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.