Leia também:
X ‘Petrobras irá manter política de reajuste de combustíveis’

Copom decide reduzir taxa de juros para 4,5% ao ano

Número é menor desde o início da série histórica

Henrique Gimenes - 11/12/2019 18h43

Copom decide eduzir a taxa básica de juros Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu, nesta quarta-feira (11), reduzir mais uma vez a taxa básica de juros do Brasil, a Selic, para 4,5% ao ano (a.a.). É a primeira vez em 33 anos que o Comitê decide pelo número. A série história teve início em 1986.

Em sua decisão, o Copom aponta que “dados de atividade econômica a partir do segundo trimestre indicam que o processo de recuperação da economia brasileira ganhou tração, em relação ao observado até o primeiro trimestre de 2019. O cenário do Copom supõe que essa recuperação seguirá em ritmo gradual”.

Para o comitê, “no cenário externo, a provisão de estímulos monetários nas principais economias, em contexto de desaceleração econômica e de inflação abaixo das metas, tem sido capaz de produzir ambiente relativamente favorável para economias emergentes”.

A entidade aponta também que as “expectativas de inflação para 2019, 2020, 2021 e 2022 apuradas pela pesquisa Focus encontram-se em torno de 3,8%, 3,6%, 3,75% e 3,5%, respectivamente”.

A taxa Selic é utilizada como referência para as taxas de juros de outras instituições financeiras no Brasil e para remuneração de investimentos.

Leia também1 'Petrobras irá manter política de reajuste de combustíveis'
2 Serviços públicos digitais geram economia de R$ 1,7 bi

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.