Leia também:
X Procon brigará contra reajuste abusivo dos planos de saúde

Copom decide reduzir taxa de juros para 4,25% ao ano

É o quinto corte seguido feito pelo Comitê na Selic

Henrique Gimenes - 05/02/2020 19h14

Copom decide eduzir a taxa básica de juros Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu, nesta quarta-feira (5), reduzir mais uma vez a taxa básica de juros do Brasil, a Selic, para 4,25% ao ano (a.a.). É o quinto corte seguido na taxa.

Em sua decisão, o Copom aponta que “dados de atividade econômica divulgados desde o último Copom indicam a continuidade do processo de recuperação gradual da economia brasileira”.

Para o comitê, “no cenário externo, apesar do recente aumento de incerteza, o caráter acomodatício da política monetária nas principais economias ainda tem sido capaz de produzir ambiente relativamente favorável para economias emergentes”.

A entidade aponta também que as “expectativas de inflação para 2020, 2021 e 2022 apuradas pela pesquisa Focus encontram-se em torno de 3,4%, 3,75% e 3,5%, respectivamente”.

Além disso, o Comitê “avalia que o processo de reformas e ajustes necessários na economia brasileira tem avançado, mas enfatiza que perseverar nesse processo é essencial para permitir a consolidação da queda da taxa de juros estrutural e para a recuperação sustentável da economia”.

Por fim, o Copom disse que “considerando os efeitos defasados do ciclo de afrouxamento iniciado em julho de 2019”, vê como “adequada a interrupção do processo de flexibilização monetária”.

A taxa Selic é utilizada como referência para as taxas de juros de outras instituições financeiras no Brasil e para remuneração de investimentos.

Leia também1 Procon brigará contra reajuste abusivo dos planos de saúde
2 Coronavírus impacta preço dos combustíveis, que caem

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.