Leia também:
X Lojas Americanas têm 191 vagas de emprego pelo país

Copom decide que taxa de juros seguirá em 6,5% ao ano

Foi a última reunião do Comitê antes do novo governo assumir

Henrique Gimenes - 12/12/2018 18h41 | atualizado em 12/12/2018 18h45

Copom decide manter taxa básica de juros em 6,5% ao ano Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu, nesta quarta-feira (12), que a taxa básica de juros do Brasil, a Selic, seguirá em 6,5% ao ano (a.a.). É a sexta vez seguida que o Comitê opta por não alterar o número.

Em sua decisão, o Copom aponta que “indicadores recentes da atividade econômica continuam evidenciando recuperação gradual da economia brasileira”. Destaca ainda que “medidas de inflação subjacente se encontram em níveis apropriados ou confortáveis, inclusive os componentes mais sensíveis ao ciclo econômico e à política monetária”.

Para o comitê, o cenário externo “permanece desafiador para economias emergentes. Os principais riscos estão associados ao aumento da aversão ao risco nos mercados internacionais, à normalização das taxas de juros em algumas economias avançadas e a incertezas referentes ao comércio global”.

A entidade aponta também que as “expectativas de inflação para 2018, 2019 e 2020 apuradas pela pesquisa Focus encontram-se em torno de 3,7%, 4,1% e 4,0%, respectivamente. As expectativas para 2021 encontram-se em torno de 3,75%”.

A taxa Selic é utilizada como referência para as taxas de juros de outras instituições financeiras no Brasil e para remuneração de investimentos.

Leia também1 Avianca entra com pedido de recuperação judicial
2 Pesquisa revela condição dos aposentados que trabalham

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.