Leia também:
X Moro fala sobre programa de TV que exibirá ações da PRF

Contra epidemia, país precisa parar, dizem especialistas

Para Epidemiologistas, é necessário impedir ou limitar em grande medida aglomerações e movimentações de pessoas

Pleno.News - 14/03/2020 14h16 | atualizado em 14/03/2020 14h17

Epidemiologistas ouvidos pela reportagem afirmam que o governo deveria adotar em breve providências a fim de impedir ou limitar em grande medida aglomerações e movimentações de pessoas, a exemplo do que fizeram países asiáticos e agora a Itália para atenuar a epidemia de Covid-19.

Isto é, seria necessário suspender aulas, espetáculos esportivos e artísticos, cultos religiosos e qualquer grande reunião e restringir a presença física em locais de trabalho e a circulação pelas cidades. A medida deveria ser implementada daqui a 7 e no máximo dentro de 20 dias, na visão de médicos estudiosos da biologia e da matemática da disseminação de doenças infecciosas.

Em países como Hong Kong, Singapura e Japão, o ritmo de crescimento do número de casos de Covid-19 é bem inferior ao do registrado em grandes países europeus. Na Coreia do Sul, apesar de uma explosão inicial de contágio, o país está perto de estabilizar o número total de casos.

– Não teria muita dúvida de dizer que foi a intervenção. Fizeram um esforço brutal, inédito – afirmou Claudio Struchiner, a respeito das medidas adotadas em certos países asiáticos.

Ele é professor de matemática aplicada na FGV-RJ, graduado em medicina na UFRJ e doutor em dinâmica populacional de doenças infecciosas pela Universidade Harvard.

– Quando se comparam a velocidade do ritmo de casos totais, as curvas, entre países asiáticos e a Europa, parece evidente que a diferença se deveu às medidas drásticas dos governos – disse Mirian Dal Ben, infectologista do Hospital Sírio-Libanês que também trabalha com modelos matemáticos.

Dal Ben e Struchiner concordam que ainda se sabe pouco do ritmo da evolução dos casos no Brasil ou de como se dá o ritmo de contágio local (excluídos casos importados e correlatos). Acreditam, porém, que não será prudente esperar dados consolidados: é melhor observar a história da doença e o resultado das medidas eficazes de outros países, antes que seja tarde.

– Se nada for feito, a coisa poderá ser terrível. Vamos ter uma epidemia, ela vai crescer. Já não estamos na fase de contenção, de evitá-la, mas de suavizar efeitos, reduzir o número de pessoas atingidas – disse Roberto Kraenkel, professor do Instituto de Física Teórica da Unesp e estudioso do comportamento de epidemias.

Dal Ben diz que existe uma janela de tempo para a adoção das medidas restritivas.

– Nem pode ser tão cedo, pois a restrição não pode durar muito, nem tão tarde que a epidemia esteja descontrolada e os hospitais sobrecarregados – ressaltou.

Kraenkel explica que o início da epidemia é o instante mais crítico.

– Se for muito forte, pode haver um número de casos tal que o sistema de saúde não aguente.”

Quando então deve começar a restrição, o “lockdown”?

– O mais cedo possível – aponta Kraenkel.

Para Dal Ben, daqui a duas semanas ou dias além disso. Struchiner concorda em parte. Acha que a restrição deve começar em uma semana, duas no mais tardar.

Ele acha mesmo que, em tese, é possível um esforço de erradicação do vírus. Isto é, um “lockdown” que durasse o tempo da incubação da doença com o período de contágio, uns 25 dias. Seria uma medida de interrupção da cadeia de contágio.

– O coronavírus da Sars, em 2003, foi erradicado – disse.

Dal Ben e Struchiner lembram também que o número de casos já é maior do que aquele que aparece nas estatísticas. Possivelmente, a discrepância entre o que se sabe e o número de doentes é maior do que na China ou em outros países da Ásia, onde os controles e testes foram maiores.

Na avaliação do epidemiologista Expedito Luna, professor do Instituto de Medicina Tropical da USP, as medidas adotadas pelo governo têm sido claras e têm evitado pânico.

Para ele, é positivo o exemplo da Coreia do Sul, que faz testagem ampliada para diagnóstico do novo coronavírus. O país, apesar de ser o quarto com mais casos identificados (7.979, atrás de China, Itália e Irã), tem apenas 66 mortes (o Irã, com 11.364 casos, tem 514).

– É uma estratégia interessante, mas o Brasil não teria essa capacidade. O diagnóstico de doenças infecciosas, como dengue, zika e influenza, é uma velha debilidade da rede pública de saúde – afirmou.

Ainda assim, Luna avalia como positivas as medidas tomadas pelo governo, como estímulo ao isolamento domiciliar de pessoas com sintomas e de estrangeiros que chegam ao país.

– Ainda estamos tateando. O clima tropical também molda a transmissão de agentes por via respiratória. Tradicionalmente não há epidemias de gripe por aqui do mesmo porte dos países temperados – apontou.

Em São Paulo, maior estado e centro de trânsito de passageiros internacionais do país, as discussões são dominadas por ora por David Uip, infectologista e ex-secretário estadual da Saúde, com o aval do governador João Doria (PSDB).

Até aqui, Uip tem dito que não é preciso tomar medidas draconianas. À Folha de S.Paulo Doria disse que seguirá a opinião da área de saúde e que não teme críticas caso as medidas tomadas se mostrem insuficientes.

A depender do cenário, o Ministério da Saúde não descarta medidas como restrição de voos e fechamento de fronteiras, diz o secretário de vigilância em saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira, mas por ora essas medidas estão descartadas.

Especialistas que fazem parte do comitê de contingência do coronavírus em São Paulo não foram consultados sobre a estratégia gradualista do governo paulista, que teria sido adotada por recomendação do Ministério da Saúde.

Nesta sexta (13), o Ministério Público de São Paulo recomendou que a capital e o estado deem, no prazo de 48 horas, as justificativas técnicas para não adotarem medidas governamentais a fim de se evitar aglomerações.

*Folhapress

Leia também1 Prefeito de Niterói fala sobre medidas contra o Covid-19
2 Estados adotam medidas para enfrentar o coronavírus
3 Governo de SP cancela eventos públicos com aglomerações
4 Coronavírus e outras grandes epidemias ao longo da história

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.