Leia também:
X Senado adia votação do Marco das Ferrovias para próxima terça

Quem é Luciano Hang? De filho de operários a bilionário

Empresário tem 58 anos de idade e uma fortuna estimada em mais de 2 bilhões de dólares

Pleno.News - 30/09/2021 15h49 | atualizado em 30/09/2021 17h19

Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan Foto: Arquivo/ Havan

Após depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid nesta quarta-feira (29), o nome do empresário Luciano Hang, bombou nas redes sociais. Nascido em Santa Catarina, Hang tem 58 anos, é dono de uma fortuna estimada em 2,7 bilhões de dólares e um dos maiores apoiadores do presidente Jair Bolsonaro.

Os senadores decidiram convocar o empresário após a acusação de que Luciano Hang teria manipulado informações relacionadas ao tratamento e à morte de sua própria mãe, “para não desmerecer” o tratamento precoce contra a Covid-19. Após o depoimento, ele concedeu uma entrevista coletiva na qual chamou a CPI de “tribunal de inquisição” e disse ser atacado desde que se “posicionou politicamente”.

Dono da rede lojas Havan, que possui 163 lojas em 18 estados do Brasil, o empresário não começou seu império “de cima”.

Hang nasceu na cidade de Brusque, no dia 11 de outubro de 1962. Seus pais eram operários e trabalhavam na Fábrica de Tecidos Carlos Renaux. Aos 17 anos, o jovem Luciano passou a trabalhar na mesma fábrica e chegou a ser promovido a vendedor.

Aos 23 anos de idade, Hang comprou uma pequena fábrica de toalhas em Brusque e viajou para a Coreia do Sul, para importar tecidos. Ele continuou trabalhando em sua fábrica e como vendedor até a criação da primeira loja Havan no ano de 1986, quando Luciano tinha 24 anos de idade.

O nome da loja veio da junção dos nomes de Luciano Hang e de seu sócio na época, Vanderlei de Limas. Inicialmente, a loja vendia apenas tecidos, mas depois passou a diversificar a oferta de produtos. Com o crescimento, Luciano Hang acabou comprando a parte de seu sócio e passou a ser o único dono da Havan.

Em 1995, foi inaugurada a segunda loja da Havan, na cidade de Curitiba (PR). A partir desta época, as lojas da rede também passaram adotar um design parecido com o da Casa Branca, sede do Executivo nos Estados Unidos. Também na mesma época foi adotada nas unidades da Havan uma réplica da Estátua da Liberdade.

Luciano Hang é formado como tecnólogo em Processamento de Dados pela Universidade Regional de Blumenau. É casado com Andreia Benvenutti Hang e pai de três filhos, os gêmeos Lucas e Leonardo e Mateus.

Leia também1 Hang revela presente recebido na entrada da CPI: "Gratidão"
2 Hang e 'CPI do Circo' ganham repercussão mundial no Twitter
3 Hang: "Esse caso da minha mãe ficou uma coisa feia para a CPI"
4 Na CPI, Hang revela que Kajuru pediu patrocínio: "Cara de pau"
5 Hang rebate críticas da CPI sobre roupa verde e amarela

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.