Leia também:
X Empresas oferecem vagas de trainee para todo o Brasil

Conheça a OCDE e quais os requisitos para um país entrar

Brasil recebeu o apoio dos Estados Unidos para ingressar na organização

Camille Dornelles - 17/01/2020 09h48 | atualizado em 17/01/2020 09h50

Presidente Jair Bolsonaro e Donald Trump durante encontro do G20 Foto: Reprodução

O Brasil recebeu apoio dos Estados Unidos para ingressar na OCDE, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, nesta semana. O grupo é atualmente formado por 36 países industrializados que trabalham para promover políticas que visam o desenvolvimento econômico atrelado ao bem-estar social de pessoas por todo o mundo.

São membros do grupo Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Chile, Coreia do Sul, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Islândia, Israel, Itália, Japão, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, México, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Suécia, Suíça, Turquia.

Desses, os Estados Unidos são os mais influentes. A percepção do país sobre a economia mundial tem forte peso na escolha de novos membros, apesar de não ser um requisito obrigatório.

COMO ENTRAR?
Para que um país se torne membro da OCDE, ele deve passar por um processo de revisão realizado por todos os países. São avaliados os marcos regulatórios, as reformas econômicas, a transparência das empresas e do governo, o controle da inflação e outros cerca de 250 tópicos. Cada um deles é analisado pela comissão.

PARA QUE SERVE?
Os países membros da organização criam parcerias para bons investimentos e estudam melhorias econômicas conjuntas. O ingresso do Brasil fará com que capital estrangeiro seja atraído para o país.

O BRASIL TEM CHANCE?
O Brasil já faz parte da chamada Declaração de Investimentos, que auxilia o grupo indiretamente. Países que subscrevem a declaração, como Argentina, Colômbia, Costa Rica e Peru, têm mais chances de entrarem do que os de fora.

Além disso, Chile, México e Turquia, que têm desenvolvimento econômico parecido com o Brasil, já são membros.

Leia também1 Brasil recebe com satisfação apoio dos EUA para a OCDE
2 Arthur Weintraub ironiza: 'Don't Cry for OCDE Argentina'
3 Bolsonaro sobre OCDE: “A notícia foi muito bem-vinda”

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.