Leia também:
X “Magazine Luiza vai quebrar”, afirma maior investidor da bolsa

Confira 6 vantagens do cartão empresarial para o seu negócio

Com o cartão empresarial é possível fazer compras a prazo, parceladas e pagar contas sem prejudicar o fluxo de caixa

Pleno.News - 07/07/2022 17h02 | atualizado em 07/07/2022 17h03

Um cartão para empresas criado para atender às necessidades de quem empreende Foto: Divulgação

O uso do cartão corporativo tem sido adotado por muitas pessoas empreendedoras na hora de pensar em estratégias de negócio. Afinal, com o cartão empresarial, é possível fazer compras a prazo, parceladas e pagar contas sem prejudicar o fluxo de caixa.

Ter à disposição esse método de pagamento é muito vantajoso, ainda, para o controle financeiro em dia. Seja como crédito, ou também débito, concentrar os gastos e despesas no cartão facilita a visualização de todo o gasto.

Assim, é possível, inclusive, fazer o orçamento do mês seguinte baseado nas informações contidas na fatura e no extrato.

Então, se você está começando a empreender agora e quer saber mais sobre esse tipo de cartão, ou se já empreende, mas ainda tem dúvidas se vale ou não a pena aderir a esse método de pagamento, fique tranquilo. Este texto vai mostrar 6 vantagens do cartão corporativo para o seu negócio.

O que é o cartão empresarial?
Antes de tudo, vale uma breve explicação sobre o que é o cartão empresarial. Trata-se de um cartão na função crédito ou débito para pessoas jurídicas. Ou seja, para conseguir tê-lo, é preciso, primeiro, ter um CNPJ – Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica – aberto e ativo.

Um dos principais motivos para toda pessoa empreendedora ter um é a possibilidade de separar e controlar as despesas pessoais das corporativas, como as despesas de representação, por exemplo.

Para ficar mais clara a importância dessa separação, digamos que você utilize um único cartão para todas as suas despesas, seja enquanto pessoa física e pessoa jurídica. Ao final de cada ciclo, quando chegar sua fatura, será necessário olhar item por item para entender o que foi gasto pessoal e o que foi custo da empresa.

Se você tiver sociedade com alguém, então, multiplique essa confusão por dois. Seu setor financeiro ficará confuso e terá mais dificuldade em fazer o controle e o planejamento financeiro.

Sem contar os problemas administrativos e até jurídicos que isso pode causar. Afinal, na hora de fazer sua declaração de Imposto de Renda, como diferenciar o que você gastou com sua empresa e com você; não é mesmo?

Como funciona?
Sobre o funcionamento, não é nada confuso, pois é basicamente da mesma forma de um cartão para pessoa física.

Trata-se de um cartão pensado especialmente para empresas e que tem, basicamente, as mesmas funções de um cartão de crédito e débito de pessoas físicas, mas com características específicas para atender as necessidades do seu negócio.

No caso do cartão de crédito PJ, a instituição financeira que você escolher irá ceder um limite de crédito máximo para ser utilizado naquele período até que a fatura seja paga.

No caso do débito, o gasto é descontado automaticamente da sua conta corrente. Ou seja, é possível gastar apenas o valor que está disponível naquele momento.

Há situações em que as instituições financeiras liberam um valor extra, conhecido como cheque especial. Mas é preciso ter muito cuidado com ele, pois funciona como um empréstimo e as taxas de juros são consideravelmente altas.

A verdade é que, independentemente da modalidade, para ter um cartão, é preciso ter muita responsabilidade e controle financeiro. Um único deslize pode virar uma bola de neve, e essa dica vale também para você enquanto pessoa física.

6 vantagens do cartão empresarial
Mas se você tem um bom controle financeiro, ter um cartão empresarial traz muitas vantagens para o seu negócio. Então, agora é hora de conhecer as 6 principais delas para ajudar você a entender melhor como ter o cartão pode ajudar a sua empresa a deslanchar.

1. Melhor gestão financeira
Imagine fazer a gestão financeira do seu negócio tendo que separar despesas pessoais dos gastos reais com a empresa? É muita confusão!

Ter um cartão corporativo exclusivo dará mais clareza nos custos para manter a empresa em funcionamento. Isso ajuda a entender o fluxo de caixa, separar despesas fixas das esporádicas e até facilitar na hora da precificação do produto.

2. Parcelamento de compras
Se usado com cautela, o parcelamento de compras pode ser um aliado incrível para o seu negócio. Afinal, você conseguirá receber à vista do seu cliente e pagar seu fornecedor de forma parcelada. Ou seja, com o dinheiro que entrou à vista, é possível melhorar e deixar mais saudável seu fluxo de caixa.

Só não pode esquecer de anotar as parcelas e contar como despesa todos os meses, hein?

3. Compras a prazo
Além da possibilidade de parcelar as compras, no caso de cartões de crédito, outro grande benefício é a possibilidade de fazer compras a prazo. O motivo é o mesmo já citado, você recebe à vista do seu cliente e tem um prazo de 20 a 50 dias para pagar seu fornecedor.

Nesse caso, é possível trabalhar com esse dinheiro a fim de repor matéria prima, por exemplo, para atender um número maior de clientes.

4. Segurança
Tendo um cartão, seja ele de crédito ou de débito, você não vai precisar sair por aí com dinheiro no bolso. Assim, o risco de ser assaltado, ou até mesmo perder o montante, é bem menor.

Além disso, ainda no quesito segurança, muitas instituições financeiras hoje disponibilizam cartões virtuais para não precisar colocar o número do cartão físico em sites. Isso contribui na redução de clonagem do cartão. Ou seja, deixa tudo ainda mais seguro.

5. Programa de milhas
Se você usar um cartão de crédito como pessoa física, já deve conhecer os programas de milhas, certo? Pois bem, muitas empresas também oferecem isso aos clientes PJ.

Você pode juntar milhas para viajar, comprar produtos ou até mesmo descontar no valor da fatura. Vale muito a pena!

6. Limite de crédito
Ter um bom limite de crédito é essencial para trabalhar o fluxo de caixa da sua empresa. Pense que com o cartão de crédito, por exemplo, o limite de crédito funciona como um crédito sem juros que você toma da instituição, desde que pague a fatura em dia.

Isso porque você consegue, em um determinado período, utilizar o limite de crédito disponibilizado e pagar somente ao final do ciclo. Tendo um bom controle, sua empresa só tem a ganhar.

Para ficar de olho
Pronto! Agora você já está bem por dentro das vantagens do cartão empresarial. E para ajudar a tirar ainda mais proveito dele, veja algumas informações que você deve ficar de olho.

* Evite pagar o mínimo da fatura. O pagamento mínimo faz com que você entre no crédito rotativo, um dos mais caros da modalidade de crédito. Deixar o saldo devedor para o mês seguinte não é um bom negócio.

* Atenção com os custos administrativos. Antes de escolher o melhor cartão empresarial, fique atento a todas as taxas que você pode pagar para tê-lo.

* Entenda o pacote de seguros que a instituição financeira pode oferecer. Em algumas situações, isso pode ser bem vantajoso, em outras, podem existir taxas desnecessárias.

Agora, como escolher o melhor cartão empresarial?
Com as informações já apresentadas, fica mais fácil escolher o melhor cartão empresarial, não é mesmo?

Entender tudo que será cobrado de você é importante, desde os juros do cartão até as taxas de aquisição.

E para descobrir qual o melhor para o seu negócio, é preciso primeiro entender que cada cartão pode ter uma particularidade e um benefício diferente. Alguns são sem anuidade e sem taxas extras, como na Conta Digital Cora, por exemplo, conta PJ completa e sem burocracia para pessoas empreendedoras.

Então, agora que você já tem mais informações a respeito das vantagens, cuidados que deve ter e como o cartão empresarial pode contribuir com o crescimento da sua empresa, fica mais fácil escolher o ideal para ela.

Este conteúdo foi produzido pelo time da nossa parceira Cora, uma Conta Digital PJ criada por empreendedores e para empreendedores, projetada para libertar quem empreende de burocracias e taxas abusivas e descomplicar a gestão financeira do pequeno negócio.

A conta Cora oferece um leque de soluções, que vai desde a emissão de boletos e transferências PIX gratuitas e cartão de crédito PJ sem anuidade até uma ferramenta completa em gestão de cobranças.

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.