Leia também:
X Guedes na Câmara: “Após seis horas a baixaria começa, né?”

Comissão vai contra Moro e transfere Coaf para Economia

Ministro da Justiça e Segurança Pública chegou a pedir que conselho continuasse na pasta

Camille Dornelles - 09/05/2019 12h28 | atualizado em 09/05/2019 17h30

Ministro Sergio Moro
Sergio Moro havia pedido para que Coaf continuasse na pasta da Justiça e Segurança Pública Foto: Agência Brasil/José Cruz

A comissão parlamentar que analisa a reformulação de ministérios decidiu, nesta quinta-feira (9), transferir o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) do Ministério da Justiça e Segurança Pública para o Ministério da Economia.

A escolha foi feita contrariando pedidos do ministro Sergio Moro e do presidente Jair Bolsonaro. Eles argumentam que o conselho pode perder sua eficiência no combate à corrupção, caso seja transferido para a área econômica.

Deputados aliados ao Palácio do Planalto e internautas subiram a hashtag #CoafComMoro para pressionar a comissão. A campanha, porém, foi freada por votos do Centrão (DEM, PP, PSD, PR, PTB, PRB, Pros, Podemos e Solidariedade). A decisão recebeu 14 votos contra 11.

Mesmo assim, ainda há chances de o conselho continuar com Moro. O plenário da Câmara e o Senado Federal devem aprovar a medida para que ela entre em vigor.

O Coaf é um órgão investigativo que procura combater crimes de lavagem de dinheiro. Ele analisa transações financeiras do governo federal, parlamentares e servidores. O Coaf gera relatórios sobre operações financeiras e envia a outras instâncias competentes.

Leia também1 Internautas exigem que Coaf fique sob controle de Moro
2 Damares defende proteção às religiões africanas no Brasil
3 Jair Bolsonaro concede entrevista a Luciana Gimenez

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.