Leia também:
X Bilhete Único Intermunicipal (RJ) será desabilitado nesta quinta

Comissão do Congresso aprova nova taxa de juros do BNDES

Subsídios da União serão reduzidos nos financiamentos do banco. Texto segue para Câmara

Henrique Gimenes - 23/08/2017 15h03 | atualizado em 24/08/2017 14h39

Dois dos diretores solicitaram demissão nesta sexta Foto: Divulgação/BNDES

A Medida Provisória (MP) do governo que cria a nova taxa de juros do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foi aprovada pela comissão mista do Congresso Nacional que analisa o tema nesta quarta-feira (23). O placar foi por 17 votos a favor e 6 votos contra.

A MP 777 estabelece que Taxa de Longo Prazo (TLP) deve substituir a atual Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) do banco de fomento. Com a proposta, os financiamentos do BNDES deverão ficar mais caros. A ideia é que os juros do banco se igualem aos do Tesouro Nacional, que atualmente é maior que o aplicado na TJLP, em um período de cinco anos. Dessa forma, os empréstimos não contariam com subsídios da União. Mais detalhes podem ser vistos aqui.

A votação da medida estava marca para a terça-feira (22), mas uma manobra do presidente da comissão, senador Lindbergh Farias (PT-RJ), e do senador José Serra (PSDB-SP), acabou adiando a votação para hoje. Agora o texto segue para ser votado no plenário da Câmara dos Deputados. Caso seja aprovado, vai ao plenário do Senado e encaminhado para sanção presidencial. O governo tem pressa na aprovação da MP, já que seu vencimento acontece no dia 7 de setembro.

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.