Comece a investir – e a ganhar – dinheiro
Ao contrário do que muitos pensam, o mercado oferece ótimas e seguras opções ao investidor individual
Carlos Fernandes - 07/12/2017 10h38 | atualizado em 08/12/2017 10h28
CDBs, fundos de renda fixa, pacotes de ações, mercado futuro, Selic… A salada de siglas e expressões podem assustar um leigo, mas todos esses investimentos estão à disposição de qualquer um, até mesmo de assalariados, que ainda conseguem guardar um pouquinho de dinheiro de vez em quando. Com o crescimento do mercado de consultoria financeira, cada vez mais pessoas têm se aventurado no mundo dos negócios. O economês, aquele linguajar difícil, baseado em gráficos quase indecifráveis, é deixado de lado no trato entre os consultores e os clientes. As vantagens aparecem nos dígitos da conta bancária.
Tiago Reis, CEO da Suno Research, é um desses profissionais que ajudam simples mortais a fazer render seu rico dinheirinho. A empresa, que oferece ampla linha de produtos e serviços para investidores individuais, ajuda os clientes a tomarem decisões inteligentes. Ele falou ao Pleno.News:
– A consultoria especializada é sempre o melhor caminho. Para ter acesso aos serviços, é preciso abrir uma conta na corretora e começar a investir em produtos mais rentáveis. Entre eles, o Tesouro direto, os fundos de renda fixa e os CDBs de bancos de primeira linha – enumera.

Para quem não conhece, o Tesouro direto é um programa de negociação de títulos públicos a pessoas físicas. Para o pequeno investidor, é considerado uma boa opção por seu baixo custo e segurança. Afinal, os papéis do governo são considerados os ativos com menor risco em uma economia. Os certificados de depósito bancário (CDBs), por sua vez, são títulos emitidos por instituições financeiras e podem ter juros pré ou pós-fixados, vinculados aos índices econômicos.
Enfrentando o risco
Já os fundos de renda fixa pagam determinada remuneração periodicamente, como se fosse um empréstimo. O comerciante Josué Rocha de Souza, 40 anos, tem duas lojas de móveis em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, e investe na renda fixa. Antes, era uma daquelas pessoas que se julgavam incapazes de entrar no mundo dos negócios.
– Eu punha minhas reservas na poupança, mas o baixo rendimento me incomodava – lembra o comerciante.
A conselho do gerente de seu banco, Josué fez a migração e não se arrependeu.
– Tenho a segurança de que preciso – comenta.
Com os lucros, ele pensa até em abrir uma filial na região serrana do estado do Rio de Janeiro.
Beatriz Cutait, editora analista da Empiricus, empresa especializada na análise de investimentos, diz que cada um precisa cuidar do próprio patrimônio.
– Ninguém melhor para isso do que você mesmo – ela alerta – O que nós fazemos é fornecer análises criteriosas e independentes para que o investidor não caia nas armadilhas das grandes companhias financeiras.
A assessoria especializada é necessária, por exemplo, para quem pensa no mercado de capitais. Ela é uma boa opção para quem é mais arrojado e pode esperar o melhor momento para obter lucros. O administrador Luís Gustavo Sena explica que, nesse caso, é preciso procurar uma corretora idônea.
– Aí, basta comprar as ações escolhidas e, quando elas se valorizarem, vender para receber os lucros.
Esse tipo de investimento é como se quem comprou as ações adquirisse um pedacinho da empresa, daí a expressão “sociedade anônima”. O risco, claro, é que a empresa escolhida não apresente resultado positivo.
– Mas há estratégias para minimizar isso – explica Gustavo. – Há empresas sólidas no mercado que, mesmo depois de uma queda, sempre apresentam recuperação e têm seus papéis valorizados.
Não perca tempo
O melhor dia para começar a investir é hoje. Mas uma vez tomada a decisão, saiba que:
- Se você quer ser um investidor, todo cuidado com o uso do cartão de crédito neste Natal, por exemplo. Comece a economizar já!
- A boa e velha caderneta de poupança continua segura e com liquidez imediata, mas seus rendimentos não são convidativos;
- Defina se quer resultados a curto, médio ou longo prazo. Disso vai depender a escolha do investimento certo;
- CDBs, Tesouro direto e fundos de renda fixa são os investimentos mais acessíveis e vantajosos ao investidor individual;
- Mercado de capitais é excelente opção, mas antes de comprar suas ações, procure um corretor ou consultor;
- Priorize investimentos com baixo custo e com taxa de manutenção mínima. Lembre-se: o dinheiro é seu, e você pode negociar vantagens;
- Há boas consultorias de investimentos no mercado, com excelente relação custo x benefício. Procure a que se encaixa melhor com o seu perfil.
LEIA TAMBÉM
+ Veja dicas de investimento para não depender do INSS
+ Brasileiros querem pagar dívidas com 13º salário
+ Empreendedorismo na era da informação