Com escalada de juros, Assaí Atacadista avalia vender ativos
Comando da empresa está revisando investimentos para 2023
Monique Mello - 05/04/2023 18h26 | atualizado em 07/04/2023 11h20

Com a escalada dos juros básicos e o aumento do custo do capital, a rede de atacarejo Assaí está avaliando a possibilidade de vender ativos, como imóveis próprios. A empresa está revisando investimentos para 2023 e poderá reduzir montante.
– Pela pressão de juros, e alavancagem maior, é mais fácil uma revisão de investimentos, ou venda de ativos de lojas próprias – disse Belmiro Gomes, presidente da empresa, por teleconferência nesta terça-feira (4).
A empresa entende que o caminho de venda de ativos ou revisão de investimentos faz mais sentido no curto prazo, na tentativa de reduzir níveis de endividamento. De acordo com a atacadista, trata-se de operação de caráter meramente imobiliário, que consiste venda de imóveis próprios, passando a pagar aluguel sobre este mesmo imóvel, em uma tentativa de conseguir capital para investimento e ampliação de negócios.
Belmiro Gomes procurou enfatizar que a empresa ainda está discutindo as possiblidades.
– Não há uma discussão de oferta primária neste momento. O que temos é uma discussão, ainda em andamento, sem decisão tomada, de revisão de investimentos orgânicos em 2023 e 2024, para fazer frente ao aumento do custo da dívida – afirmou.
Gomes afirmou ainda que há 22 obras de lojas em andamento neste momento, com conversões de unidades que abrigavam o hipermercado Extra em Assaí. Segundo ele, essas obras serão mantidas “por enquanto”.
Leia também1 Com prejuízo milionário, Marisa vai fechar 90 filiais
2 Centauro fecha 10 lojas em meio à desaceleração econômica
3 Rápido e barato? Alta dos preços encarece "miojo" e pesa no bolso
4 Apesar de cortes, Globo fecha ano com R$ 41 milhões negativos
5 "Cem dias sem rumo", diz Ciro Nogueira sobre governo Lula