Leia também:
X Foi demitido? Veja 5 dicas para lidar melhor com este momento

CNI: Produtividade do trabalho na indústria caiu 0,6% em 2020

De acordo com a CNI, queda foi provocada pelos efeitos da pandemia do novo coronavírus na economia

Pleno.News - 08/03/2021 16h28 | atualizado em 08/03/2021 16h52

CNI: Produtividade do trabalho na indústria caiu 0,6% em 2020 Foto: David Alves/Palácio Piratini

A produtividade do trabalho na indústria de transformação brasileira registrou queda de 0,6% em 2020 em comparação ao ano anterior. O indicador que mede o volume produzido, dividido pelas horas trabalhadas na produção, foi divulgado nesta segunda-feira (8), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) na pesquisa Produtividade na Indústria.

Segundo o documento, no ano passado houve queda de 4,6% do volume de bens produzidos, acompanhado de redução de 4,1% das horas trabalhadas na produção, em relação a 2019. O indicador de produtividade do trabalho não apresentava queda desde 2014, quando houve um recuo de 0,3%.

A economista da CNI Samantha Cunha ponderou que essa queda é conjuntural, provocada pelos efeitos da pandemia do novo coronavírus na economia.

– Ela reflete mudanças no ritmo de produção pelas empresas e de esforço dos trabalhadores, para fazer frente à queda da demanda […] Não é um movimento estrutural, duradouro, mas a consequência de fatores atípicos que impactaram fortemente a produtividade ao longo do ano. No primeiro semestre, tivemos queda de 7,1%. Tivemos uma forte recuperação no terceiro trimestre, mas, na média anual, o indicador recuou – explicou.

E continuou.

– Para 2021, as perspectivas são melhores em razão do início da vacinação da população contra a covid-19. Mas as incertezas permanecem elevadas, e isso prejudica o investimento e a produtividade – disse.

A CNI destaca que, antes de 2020, já era observado um movimento de desaceleração da produtividade da indústria, diante da retomada lenta do investimento após a recessão de 2015-2016.

– Para não retornarmos ao nível de baixa produtividade de antes da pandemia, é necessário que as reformas mais estruturais avancem, as reformas que melhoram os ambientes de negócios nos quais as empresas operam – completou Samantha.

Na avaliação da entidade, no momento de crise atual é possível aumentar a produtividade por meio da inovação em gestão, com adoção de práticas mais modernas que podem envolver medidas de baixo custo e produzir alto impacto na produtividade das empresas.

Samantha Cruz destaca ainda que a produtividade importa, porque é o principal fator para o crescimento sustentado a longo prazo e aumento do padrão de vida da população.

– Os ganhos de produtividade se tornam ainda mais importantes devido às transformações demográficas pelas quais estamos passando, com aumento da proporção dos mais idosos e redução da população em idade ativa – apontou a economista.

*Estadão

Leia também1 Guedes defende vacinação para manter sinais vitais econômicos
2 Guedes confirma novo valor do auxílio emergencial: R$ 250
3 Guedes confirma que antecipará 13° de beneficiários do INSS
4 "Temos que olhar pra frente e aprovar reformas", diz Guedes
5 Guedes fala da importância da "vacinação em massa"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.