Leia também:
X Petrobras eleva em 4,2% preço da gasolina nas refinarias

CNI: Confiança do consumidor cresce 2,1% em agosto

Redução do medo de desemprego foi o indicador com melhor resultado na pesquisa

Henrique Gimenes - 31/08/2017 16h43 | atualizado em 31/08/2017 17h31

Confiança dos consumidores brasileiros cresce em agosto Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O índice de confiança do consumidor apresentou crescimento de 2,1% em agosto se comparado a julho. Os dados foram divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quinta-feira (31). Com o resultado, o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec) chegou a 101,6 pontos. Na comparação com agosto de 2016, porém, o índice ficou 0,4% menor.

Na pesquisa, foram entrevistadas 2.002 pessoas em 143 municípios no período entre os dias 17 e 21. De acordo com a CNI, quatro de seis componentes do Inec apresentaram crescimento em agosto, um ficou estável e outro teve redução.

O índice de expectativa de desemprego foi o que apresentou mais crescimento, de 7,4%, o que representa que menos entrevistados temem ficar desempregados. O índice de endividamento aumentou 4,7%, indicando que as famílias têm uma melhor avaliação na redução das dívidas. O índice de situação financeira subiu 2,2% e o índice de expectativas sobre a renda pessoal aumentou 1,5%. O índice de perspectivas para compras de bens de maior valor ficou estável com alta de 0,1%. Já o índice de expectativas sobre a inflação teve queda de – 1,7%.

 

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.