Cientistas criam material que diminui consumo de energia
Especialistas da Universidade Autônoma de Barcelona são os responsáveis pela criação
Jade Nunes - 19/07/2017 14h50 | atualizado em 19/07/2017 15h14
Pesquisadores espanhóis desenvolveram um novo material que pode reduzir ao mínimo o gasto energético dos dispositivos eletrônicos, entre eles os computadores e os telefones celulares. A novidade em questão é uma liga metálica de cobre e níquel em formato de nanoesponja.
Em colaboração com o Instituto Catalão de Nanociência e Nanotecnologia (ICN2), o material criado pelos investigadores da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB) é nanoporoso, com estrutura similar à de uma esponja, mas com poros nanométricos, que permite manipular e registrar informação com gasto energético muito baixo.
Os pesquisadores da UAB fizeram os primeiros protótipos de memórias magnéticas nanoporosas baseadas na liga de metais de cobre e níquel com resultados muito satisfatórios, pois conseguiram reduzir em 35% o gasto energético necessário para reorientar os domínios magnéticos e registrar dados.
Segundo o professor do Departamento de Física da UAB, Jordi Sort, que dirigiu a pesquisa, utilizar essa liga metálica seria bom para a população.
– Implementar esse material nas memórias dos computadores e dispositivos móveis teria muitas vantagens, principalmente uma economia direta no consumo elétrico dos computadores e um aumento considerável na autonomia dos dispositivos móveis – comentou o professor.
*Com informações da Agência EFE