Leia também:
X Bolsonaro: “Nossa cloroquina aqui chegou na China”

Câmara vota e mantém veto de Bolsonaro a reajustes

Placar de votação terminou com 316 votos pela manutenção do veto

Henrique Gimenes - 20/08/2020 20h17 | atualizado em 20/08/2020 20h24

Presidente Jair Bolsonaro Foto: PR/Marcos Corrêa

Após votação nesta quinta-feira (20), a Câmara dos Deputados manteve o veto do presidente Jair Bolsonaro ao reajuste dos servidores públicos. O placar final terminou em 316 votos pela manutenção e 165 votos pela derrubada.

A medida impede que seja concedido, até o final de 2021, aumento a servidores públicos que estão no combate direto ao coronavírus, como profissionais de saúde, segurança pública, educação pública, assistência social, limpeza urbana e serviços funerários.

O congelamento de reajustes até o fim de 2021 foi negociado pelo governo como contrapartida ao pacote de socorro de R$ 60 bilhões a estados e municípios, afetados pela pandemia de coronavírus. Caso o veto fosse derrubado, as despesas da União, estados e municípios poderiam ter um aumento de R$ 98 bilhões. O reajuste, no entanto, não seria automático.

Após a votação, o resultado foi celebrado por parlamentares nas redes sociais. Um deles foi o deputado Eduardo Bolsonaro, que chamou a manutenção do veto de “vitória do Brasil”.

– Veto mantido, vitória do Brasil. Não é sobre ser contra o servidor público, este é o discurso de aproveitadores da oposição. É sobre responsabilidade com as contas públicas, assim como temos em nossas casas. Parabéns ao novo líder deputado Ricardo Barros. Agora, foco na pandemia de novo – escreveu.

Leia também1 Paulo Guedes acusa Senado de cometer “crime contra o país”
2 Maia defende veto a reajustes e "pede sacrifício" a servidores
3 Veja o voto de cada senador na análise do veto aos reajustes
4 Internet levanta campanha em apoio ao veto de reajustes
5 "É impossível governar", diz Bolsonaro sobre queda de veto

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.