Câmara dos Deputados discute a regulamentação do bitcoin
Criptomoeda não possui controle de nenhuma instituição no mundo
Jade Nunes - 12/12/2017 11h33 | atualizado em 12/12/2017 11h49
A comissão especial da Câmara dos Deputados se reúne nesta terça-feira (12) para discutir assuntos relacionados à regulamentação do Bitcoin.
Além dos parlamentares, irão participar da mesa Adriana Pires, assessora para Relações Institucionais da Caixa Econômica Federal, Julio Cesar Hass, sócio Administrador da Jetpag Cobranças, e Paulo Rogério Caffarelli, presidente do Banco do Brasil.
A intenção do governo é que a normatização da moeda virtual, que já valorizou 1600% em 2017, chegando a mais de US$ 18.000, seja feita pelo Banco Central.
O Bitcoin não possui regulamentação de qualquer órgão no mundo. Por isso, o autor do projeto, deputado Aureo (SD-RJ), tem dito que o objetivo não é prejudicar o desenvolvimento das criptomoedas, ou criar algum tipo de taxação, mas formatar um ambiente seguro para que elas existam.
O presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), Antonio Gustavo Rodrigues, afirmou em uma audiência, em 2015, que regulamentar criaria “a sensação de que a moeda é segura, o que não é; além de proteger uma atividade que é escondida”.
Já o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, alertou algumas vezes para o risco da formação de bolha e de pirâmide na valorização da criptomoeda.
Leia também1 Entenda o que é o bitcoin, a moeda do momento
2 Relatório do mercado aponta inflação abaixo da meta de 3%
3 Não recebeu a restituição do IR? Veja como resolver