Leia também:
X OMC dá 90 dias para Brasil retirar subsídios industriais

Câmara conclui aprovação da nova taxa de juros do BNDES

Deputados rejeitaram todas as emendas. Texto agora seguirá para o Senado

Henrique Gimenes - 30/08/2017 20h51

Câmara conclui aprovação da nova taxa de juros do BNDES Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O plenário da Câmara dos Deputados concluiu, nesta quarta-feira (30), aprovação da Medida Provisória (MP) que cria nova taxa de juros do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social BNDES, a Taxa de Longo Prazo (TLP). O texto-base havia sido aprovada no dia 24, mas faltavam ainda analisar as emendas, que foram todas rejeitas pelos deputados. A MP seguirá agora para o Senado.

Na sessão, deputados da oposição criticaram a proposta, argumento que a mudança iria prejudicar a indústria nacional. Caso seja aprovado no Senado, o texto seguirá para sanção presidencial. O governo tem pressa na aprovação da MP, já que seu vencimento acontece no dia 7 de setembro.

A MP 777 estabelece que Taxa de Longo Prazo (TLP) deve substituir a atual Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) do banco de fomento. Com a proposta, os financiamentos do BNDES deverão ficar mais caros. A ideia é que os juros do banco se igualem aos do Tesouro Nacional, que atualmente é maior que o aplicado na TJLP, em um período de cinco anos. Dessa forma, os empréstimos não contariam com subsídios da União. Mais detalhes podem ser vistos aqui.

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.