Leia também:
X Economista dá dicas de como é possível acabar com as dívidas

Abono do PIS/Pasep começa ser pago a partir desta terça-feira

Trabalhadores que nasceram entre janeiro e fevereiro poderão ter acesso ao saque dos valores

Paulo Moura - 19/01/2021 14h42 | atualizado em 19/01/2021 15h18

Trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro podem sacar abono do PIS Foto: Reprodução

Aproximadamente 3,4 milhões de trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro começam a receber, nesta terça-feira (19), o abono salarial do calendário 2020/2021, ano-base 2019, do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). Ao todo, R$ 2,75 bilhões devem ser repassados aos beneficiários pela Caixa e pelo Banco do Brasil.

A Caixa Econômica Federal depositará o dinheiro do PIS na conta corrente informada ou na conta poupança digital, usada para pagar o auxílio emergencial, para quem não é cliente do banco. As poupanças digitais podem ser movimentadas pelo aplicativo Caixa Tem.

Para os funcionários públicos ou trabalhadores de empresas estatais, vale o dígito final do número de inscrição do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). A partir de amanhã, fica disponível o crédito para inscritos com final 5. O Pasep é pago pelo Banco do Brasil.

Os trabalhadores que nasceram entre julho e dezembro receberam o abono salarial do PIS em 2020. Os nascidos entre janeiro e junho terão o recurso disponível para saque em 2021. Os servidores públicos com final de inscrição do Pasep entre 0 e 4 também receberam em 2020. Já as inscrições com final entre 5 e 9 ficaram para 2021.

QUEM TEM DIREITO AOS VALORES DO ABONO
Para receber o abono salarial 2020/2021, o trabalhador precisa estar inscrito no Programa de Integração Social (PIS) há pelo menos cinco anos e ter trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2019, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. Recebem o benefício na Caixa os trabalhadores vinculados a entidades e empresas privadas.

As pessoas que trabalham no setor público têm inscrição no Pasep e recebem o benefício no Banco do Brasil (BB). Nesse caso, o beneficiário pode optar por realizar transferência (TED) para conta de mesma titularidade em outras instituições financeiras, nos terminais de autoatendimento do BB ou no portal www.bb.com.br/pasep, ou ainda efetuar o saque nos caixas das agências.

Os trabalhadores que não sacaram o abono salarial do calendário anterior (2019/2020), finalizado em 29 de maio deste ano, ainda podem retirar os valores. O prazo vai até 30 de junho de 2021. O saque pode ser feito nos canais de atendimento, com cartão e senha Cidadão, ou nas agências da Caixa.

Leia também1 Vacina da Johnson & Johnson apresenta imunidade duradoura
2 Companheira de Paulinho, do Roupa Nova, briga por herança
3 Doria volta atrás, e quilombolas retomam prioridade na vacina
4 MP dá parecer favorável para afastar Flordelis do mandato
5 Trump declara 22 de janeiro dia da 'Santidade da Vida Humana'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.