Leia também:
X Maia: ‘Brasil irá cumprir regra de ouro em 2019’

Brasil pode rever taxação de etanol importado dos EUA

Informação foi dada pelo ministro da Agricultura, Blairo Maggi

Henrique Gimenes - 16/01/2018 15h34 | atualizado em 16/01/2018 17h15

Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, afirmou que Brasil estuda retirar taxação de etanol importado dos EUA Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, afirmou, nesta terça-feira (16), que o governo estuda rever uma taxa de importação de 20% cobrada sobre o etanol dos Estados Unidos. O valor é aplicado quando são importados mais de 1,6 bilhão de litros por ano.

De acordo com o ministro, um estudo já está em andamento para avaliar os impactos que a medida teria. Blairo Maggi apontou ainda que os EUA já reivindicam a retirada da taxação. Para ele, a medida poderia ser utilizada em uma negociação sobre proibição da importação de carne por parte dos americanos, suspensa desde junho do ano passado, após a operação Carne Fraca.

– Os preços da gasolina no Brasil mudaram muito. Como os preços do etanol são atrelados à gasolina, me parece que não faz muito sentido a proteção que colocamos lá atrás (…) Se acharmos que isso pode ser retirado, não terei dificuldade de levar à Câmara de Comércio Exterior (Camex) – destacou.

Blairo Maggi afirmou ainda que pretende deixar o cargo em abril, no prazo limite, para disputar as eleições deste ano. As declarações foram dadas durante o evento sobre os resultados da balança comercial do agronegócio. De acordo com o Ministério da Agricultura, em 2017 as exportações brasileiras de agronegócios chegaram ao total US$ 96 bilhões, alta de 13% na comparação com 2016.

Leia também1 Segundo prévia, PIB teve alta de 0,49% em novembro
2 Dieese: Salário mínimo deste ano voltou ao nível de 2015

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.