Leia também:
X Zé Trovão se reúne com Alckmin e Padilha: “Diplomacia”

Brasil pode fechar o ano em recessão, afirmam economistas

Recessão é quando há queda do PIB em dois trimestres consecutivos

Marcos Melo - 07/03/2023 16h26 | atualizado em 07/03/2023 18h43

Lula ao lado de Fernando Haddad e Geraldo Alckmin Foto: Lula/Ricardo Stuckert

As projeções de alguns bancos sobre a economia brasileira não são nada animadoras. Eles já trabalham com a possibilidade do Brasil fechar o ano tecnicamente em recessão (termo utilizado para classificar quando há queda do Produto Interno Bruto (PIB) em dois trimestres consecutivos).

– O resultado de 2022 foi muito bom, com crescimento forte, mas que não deve se repetir em 2023. Nenhum fundamento mostra que isso vá acontecer ao longo deste ano – diz a economista Juliana Trece, do FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas).

– O ano de 2023 deve ser bem mais desafiador. Os juros estão em níveis elevados, o endividamento das famílias bateu recorde – acrescenta Trece.

As medidas adotadas pelo governo Jair Bolsonaro (PL), como ampliação do Auxílio Brasil e cortes de impostos, também provocaram reflexos momentâneos. E a eleição de Lula (PT), nome indesejado pelo mercado, fez cair a confiança do investidor, que apoiava as iniciativas do ministro da Economia de Bolsonaro, Paulo Guedes.

– O último trimestre do ano foi de encolhimento do PIB. Isso mostra que os elementos que fizeram a economia crescer em 2022 não vão repercutir em 2023 – avalia com desesperança a economista Juliana Inhasz, professora do Insper.

A economista Natalia Cotarelli ressalta que o indicador de atividade da instituição mostra um desempenho mais acentuado tanto para o consumo de bens como de serviços neste início de ano.

– A gente tem esse primeiro trimestre mais forte, mas a perspectiva é voltar para algo mais próximo de zero ao longo dos próximos trimestres – afirma Cotarelli.

– O que tem pesado nessa desaceleração é o mercado de trabalho mostrando algum sinal de fraqueza e a política monetária mais contracionista. Esses dois fatores vão continuar pesando sobre a atividade em 2023.

Leia também1 Ibovespa encerra o mês com o pior fevereiro em 22 anos
2 "Posição da Gleisi não é a do PT", diz vice-presidente do partido
3 Haddad ainda não apresentou arcabouço fiscal a Lula; entenda
4 Gasolina aumenta e em São Paulo o litro sai por até R$ 8,49
5 "Gleisi tem opiniões fortes, mas quem arbitra é Lula", diz Haddad

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.