Leia também:
X Globo proíbe PT de usar fala de Bonner na campanha de Lula

Bolsonaro diz que reajustará salário de servidores em 2023

Candidato participou de evento com presidenciáveis em Brasília

Pleno.News - 30/08/2022 14h38 | atualizado em 30/08/2022 16h26

Presidente Jair Bolsonaro Foto: Alan Santos/PR

Nesta terça-feira (30), o candidato à reeleição pelo PL para o cargo de presidente, Jair Bolsonaro, disse que o governo fará um reajuste, em 2023, para os servidores públicos, que estão há três anos com os salários congelados.

– A gente vai fazer, com responsabilidade, vai atender às categorias que passaram momentos difíceis, mas acredito que com o não concurso, a aposentadoria [reforma da Previdência] e outras coisas, a gente encaixa dentro da [lei de] responsabilidade esse extra que vamos conceder de reajuste aos servidores – disse.

De acordo com o presidente, isso inclui a reestruturação de carreiras como da Polícia Rodoviária Federal (PRF). No fim de 2021, Bolsonaro tinha prometido destinar uma verba já prevista de R$ 1,7 bilhão para reajustar salários dos agentes federais de segurança, que são justamente os policiais federais, agentes penitenciários e policiais rodoviários federais. No entanto, os servidores de outras carreiras reagiram mal ao aumento de salário exclusivo para as forças de segurança e o governo reavaliou a proposta.

Ele reafirmou ainda que a reforma administrativa enviada pelo governo ao Congresso, que cria novos vínculos, não mexe com a estabilidade dos atuais servidores.

– A proposta que está lá é para os futuros servidores e não para os atuais. Vamos respeitar o direito adquirido – falou.

O candidato participou, em Brasília, do evento Diálogos com Candidatos à Presidência da República promovido pela União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS). Antes dele, o candidato Ciro Gomes (PDT) também falou aos representantes do setor. Ainda nesta terça, está prevista a participação da candidata Soraya Thronicke (União) no evento. Ao final, os candidatos receberão um documento com as principais demandas de comércio e serviços.

FIM DO IPI
Bolsonaro comentou ainda a proposta do ministro da Economia, Paulo Guedes, de zerar o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

– Ele fala que, com isso, vai buscar a reindustrialização do nosso país. Se a gente não baixar a carga tributaria fica sujeito, via fronteira, de entrar um material mais barato [contrabando]. Não tem uma palavra mágica para resolver esse problema, resolver é tirando o Estado das costas de vocês – disse.

A fala foi direcionada aos empresários do setor de comércio e serviços.

De acordo com o chefe do Executivo, desde o início do governo, a equipe vem trabalhando na desburocratização, simplificação e redução da carga tributária, além da melhoria do ambiente de negócios. No caso do IPI, o governo federal já conseguiu reduzir em até 35% o valor do imposto cobrado da maioria dos produtos fabricados no país, à exceção de parte dos fabricados na Zona Franca de Manaus. Segundo Bolsonaro, o desejo é chegar a 50% até o fim do ano.

*Agência Brasil

Leia também1 Carlos pede indenização após Janones chamá-lo de "miliciano"
2 Michelle estreia em campanha de Jair Bolsonaro para a TV
3 2022: Bolsonaro é o candidato mais pesquisado nos 27 estados
4 Globo proíbe PT de usar fala de Bonner na campanha de Lula
5 Lula diz que "fica à vontade" para discutir corrupção

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.