Leia também:
X “Nunca será momento para mediar com uma ditadura”

Bolsonaro: “Acordo Mercosul-UE não se guia por ideologia”

O presidente afirmou que mudança ideológica do bloco foi fator para aproximação

Camille Dornelles - 03/07/2019 16h03 | atualizado em 15/08/2019 12h25

Momento da celebração do acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia Foto: EFE/Chema Moya

Nesta quarta-feira (3), o presidente Jair Bolsonaro se manifestou mais uma vez sobre a aproximação entre os blocos Mercosul e União Europeia. Na cerimônia militar de passagem do Comando Militar do Sudeste, em São Paulo, ele falou sobre “mudança de ideologia”.

– O Mercosul consolidou um dos acordos mais promissores do mundo. Isso aconteceria quando esse grande bloco da América do Sul não se guiasse mais pela orientação ideológica e sim pela sua orientação de livre-comércio – avaliou.

O ACORDO
O Mercosul e a União Europeia selaram o acordo de livre-comércio entre os dois blocos no último dia 28. Ainda não são conhecidos os principais termos do acordo, mas deve envolver mais de 90% do comércio, incluindo setores industriais e agrícola. No caso da agricultura, deve haver concessão de cotas para açúcar, etanol e carnes.

O acordo entre Mercosul e União Europeia vinha sendo negociado desde 1999 e já esteve prestes a ser fechado outras vezes. O entendimento havia se tornando prioridade para a gestão de Jair Bolsonaro.

Apesar das comemorações, o ministro de Transição Ecológica e Solidária da França, François de Rugy, reiterou nesta semana que o acordo “ainda não foi ratificado” e disse que poderá não sair do papel se o Brasil “não respeitar seus compromissos” ambientais.

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, no entanto, acredita no acordo. Ele ressaltou, em pronunciamento nesta terça-feira, que o governo francês entenderá a importância do pacto.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Araújo: "França entenderá acordo entre Mercosul e UE"
2 França 'ainda não está pronta' para acordo com Mercosul
3 Bolsonaro fala de expectativas sobre acordo Mercosul-UE

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.